Escaras

Como prevenir escaras e cuidar das lesões na pele?

Publicado em 9 de fevereiro de 2021

Saiba como evitar o aparecimento de escaras e como cuidar das pessoas mais vulneráveis

Você sabe o que são escaras? As escaras são lesões na pele causadas pela compressão constante em algumas regiões do corpo. Preferencialmente, elas atingem pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, como pacientes idosos, cadeirantes e acamados, por exemplo.

As escaras também são conhecidas como úlceras de pressão

Para evitar as escaras, é preciso se atentar a uma série de fatores. Além disso, quanto mais cedo identificar essas lesões, melhor, pois o tratamento precoce ajuda a evitar o agravamento e complicações das úlceras. Saiba como evitar e tratar as escaras:

Observe sempre

Crie o hábito de observar constantemente todo o corpo da pessoa idosa, acamada ou pessoas mais vulneráveis. No banho você consegue verificar se há alguma lesão ou vermelhidão na pele e assim poderá encaminhá-la ao médico o mais rápido possível, para um diagnóstico mais preciso.

Hidratação

Se durante o banho da pessoa forem encontrados pontos vermelhos suspeitos, o ideal é iniciar uma hidratação profunda na pele. Você pode massagear a região com hidratantes, a fim de ajudar a ativar melhor a circulação sanguínea do local que parece estar afetado. Além disso, leve o paciente para ter algum contato com o sol da manhã, ofereça muita água e alimentos auto hidratantes para eles, como melancias, laranja e pepino!

Higiene

As práticas de cuidados de higiene são fundamentais para ajudar a tratar o aparecimento das escaras e evitar que elas se agravam ou se propaguem. Troque as roupas de cama com frequência, jamais misture ou use muitas vezes uma mesma toalha de banho no paciente e faça com que ele tome banho de 1 a 2 vezes ao dia (2 vezes em dias mais quentes), usando água em temperatura ambiente e utilizando sabão neutro. Em pacientes ainda mais vulneráveis e dependentes, não deixe de trocar as fraldas com frequência, olhando de tempo em tempo para verificar se ele não está sujo e úmido.

Se perceber algum agravamento no quadro do paciente, procure ajuda médica imediatamente! A Cepelli atua em Florianópolis desde 2013, oferecendo todo suporte a pacientes no tratamento de escaras. Para isso, contamos com profissionais qualificados, estrutura preparada, recursos de saúde e atendimento personalizado.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

Voltar