úlcera arterial

Como tratar corretamente a úlcera arterial

Publicado em 6 de março de 2019

Saiba o que é úlcera arterial e como trata-la dentro e fora de casa

A úlcera arterial se dá através de lesões causadas por problemas de circulação sanguínea. Muito comuns em membros inferiores, como as pernas, próximas às canelas, são feridas dolorosas que necessitam de tratamento imediato com especialistas.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, dá dicas valiosas para que os pacientes previnam ou tratem a úlcera arterial também em seu dia a dia. Confira:

Prevenção: Para evitar o aparecimento da úlcera arterial, é necessário controlar a pressão e os níveis de colesterol e triglicerídeos no corpo. Praticar atividades físicas, não beber ou fumar e manter uma alimentação equilibrada, longe gorduras, frituras e alimentos enlatados, pois eles potencializam o aparecimento das lesões.

Tratamento leve: A mesma forma de prevenção serve também para o tratamento das úlceras arteriais. Os cuidados variam entre tratamentos com médicos e tratamentos caseiros, como práticas de atividades físicas, dieta equilibrada, etc.

Tratamento complexo: Na maioria dos casos, a úlcera arterial é tratada facilmente, com medidas caseiras e acompanhamento médico. Já quando ela se agrava, pode ser necessário consultar um cirurgião vascular, para que seja feita uma revascularização em toda a área afetada, incluindo um acompanhamento com angiologistas.

Curativos caseiros: Manter as feridas limpas e secas é o primeiro passo para evitar outras infecções no local afetado pelas úlceras. Para fazer um curativo simples, é necessário remover o curativo anterior com cuidado, utilizando luvas ou lavando bem as mãos, lavar as feridas com soro fisiológico e fazer compressas esterilizadas. Após a limpeza da ferida, aplique um tipo de penso para ajudar a controlar a umidade da ferida, aplique um creme ou pomada hidratante e feche a ferida com gaze.

Curativos médicos: Caso o tratamento e a troca de curativos seja realizada por um médico, ele poderá optar por retirar pedaços de tecido morto através de pinças ou bisturis esterilizados.

Infecções: Se não for tratada corretamente, as úlceras podem sofrer infecções. Nesses casos, o paciente sentirá dor e cheiro fético, além de notar inchaço e vermelhidão próximos à ferida. Se esse for o caso, o tratamento avançado com pomadas e remédios antibióticos orais devem ser iniciados instantaneamente, a fim de eliminar as bactérias o mais rápido possível.

Conheça todas as formas de prevenção contra úlceras e outras feridas pela Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, que atua em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, desde 2012. Disponibilizamos profissionais altamente qualificados para todos os tipos de tratamentos de pele lesionadas. Conheça nossa tecnologia e seja nosso paciente.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Úlceras Varicosas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar