cuidado-com-as-queimaduras-na-cozinha

Cuidado com as queimaduras na cozinha

Publicado em 15 de julho de 2021

Queimaduras são acidentes que acontecem dentro de casa, principalmente na cozinha

Com certeza você já escutou várias histórias de pessoas que sofreram queimaduras graves dentro de casa. Isso é muito comum, por isso, todo cuidado é pouco, principalmente quando existem crianças dentro de casa, pois elas são totalmente imprevisíveis e qualquer coisa se torna perigosa!

Proteja-se na cozinha e evite queimaduras

Você gosta de cozinhar?? Muita gente adora, por isso, a cozinha passa a ser o lugar preferido da casa! Mas, mesmo sendo um lugar tão gostoso de ficar, a cozinha também pode ser perigosa, pois é lá que podem acontecer os acidentes de queimadura. Por isso, proteja-se sempre que estiver lá! Veja algumas dicas abaixo:

Panelas

Jamais deixe as panelas com os cabos virados para fora do fogão, pois qualquer um que esbarrar nelas, pode derrubá-las, principalmente se houver crianças e animais por perto. Coloque sempre os cabos virados para dentro!

Óleo quente

Muito cuidado com frigideiras e panelas com óleo quente, pois elas são inflamáveis e podem causar grandes incêndios. Caso a panela com óleo quente pegue fogo JAMAIS coloque-a na pia e despeje água sobre ela, pois isso pode causar uma explosão. O ideal é desligar a boca do fogão e jogar sobre a panela um pano úmido, até que a chama se apague. Se a situação sair do controle, saia de casa imediatamente e ligue para os bombeiros.

Vapor

Sim, o vapor também pode queimar. Por isso, muito cuidado ao abrir tampas de panelas durante ou logo após o cozimento do alimento. O mesmo vale para o forno. De preferência use sempre luvas e deixe o seu rosto o mais longe possível desse vapor. Uma boa dica é esperar uns minutos antes de abrir a panela e o forno.

Comida quente

Outra forma de se queimar é através dos próprios alimentos. Quando retiramos uma comida do forno, por exemplo, ao pegá-la para colocar na mesa, precisamos sempre usar luvas e, mesmo assim, ainda precisamos tomar cuidado, pois um respingo que seja do alimento que acabou de sair do forno, pode nos causar queimaduras, assim como o contato com a travessa, por exemplo.

Panos

Qualquer chaminha pode causar um incêndio, por isso, jamais deixe panos de prato, panos de pia ou qualquer outro tipo de tecido perto do fogão enquanto estiver cozinhando.

Coifa

O filtro da coifa de cozinha também precisa ser trocado quando estiver muito engordurado, pois a gordura pode causar incêndio também.

Gás

Por último, atente-se ao seu botijão de gás! Se não estiver usando o fogão, mantenha-o desligado, mas, se precisar usá-lo, certifique-se que ele não está vazando. Uma boa dica é deixar a cozinha sempre ventilada de alguma forma, pois assim, se houver qualquer vazamento de gás, por menor que seja, a cozinha arejada não permitirá uma explosão. Fizemos uma matéria que fala mais sobre o gás de cozinha. Recomendamos a leitura, pois é um item muito importante.

A Cepelli é uma clínica especialista em queimaduras que fica localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Os primeiros socorros para pacientes queimados são essenciais, mas os nossos profissionais vão ajudá-los a se recuperar rapidamente, através de tratamentos avançados para queimaduras. Portanto, em casos de emergência, aja rapidamente e traga o paciente até nós!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar