tratamento para feridas

Curativos especiais e tratamento para feridas

Publicado em 31 de julho de 2019

Cepelli, clínica especializada em queimaduras e tratamento para feridas, dá dicas de como e quando utilizar curativos especiais

O tratamento para feridas pode ser considerado um processo complexo na área da saúde, pois envolve fatores únicos que acabam variando de paciente para paciente. Em casos como esses, cabe a um especialista escolher o tipo de tratamento para feridas para cada pessoa e aliá-lo a curativos especiais.

O tratamento para feridas aliado ao uso correto de curativos especiais pode agilizar a cicatrização, diminuir a dor e ainda evitar internações hospitalares. Os curativos especiais também não necessitam ser trocados com frequência, o que proporciona mais conforto para os pacientes.

Entenda um pouco mais sobre esses curativos especiais e seus benefícios no processo de cicatrização de feridas:

Custo: O custo dos curativos especiais pode ser elevado, porém, se compararmos com a necessidade de troca constante de curativos simplificados e com a total eficiência no processo de cicatrização, o custo-benefício desses curativos especiais acaba saindo muito mais em conta, além de proveitoso.

Curativos: Você consegue encontrar diversos tipos de curativos especiais no mercado. Os mais comuns são curativos com carvão ativado, hidrogel, prata, alginato e o de membrana regeneradora de celulose que acelera a cicatrização da pele, diminui a dor e protege os terminais nervosos durante 12 dias sem a necessidade de troca. Essa é o curativo especial mais utilizado.

Cuidados: Antes de colocar os curativos especiais sobre a ferida, é importante analisa-la bem e fazer toda a higienização. Cada ferida, seja ela limpa, contaminada ou infectada, exige um cuidado especial, portanto, vá até um profissional qualificado, para que ele entenda a origem da lesão e como ela deve ser tratada.

Curativo: Por ser especial, geralmente é colocada por um profissional da saúde. Porém, caso você utilize os curativos especiais em casa não se esqueça de higienizar a ferida seguindo as recomendações médicas, com soro fisiológico e gaze, lavar as mãos e colocar luvas, para evitar o contato direto da mão com a lesão. Feito isso, cubra a ferida com o curativo especial (podemos usar a membrana como referência), e depois coloque uma gaze simples sobre ele, enfaixando-a com uma atadura de crepe. A membrana pode permanecer sobre a ferida por até 12 dias, porém o curativo secundário (gaze e atadura), devem ser trocados sempre que estiverem úmidos.

A Cepelli, clínica especializada em queimaduras e feridas de pele, trabalha com médicos especialistas que vão cuidar de você durante o tempo necessário até a sua melhora. Agende uma consulta e cuide-se!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento para Feridas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar