queimaduras

Farinha de trigo e outros produtos caseiros podem ser usados sobre queimaduras?

Publicado em 18 de setembro de 2019

Boatos dizem que farinha de trigo e outros produtos caseiros, como pasta de dente e vinagre podem ser usados sobre queimaduras! Verdade ou mito?

Os dias ensolarados são maravilhosos, mas acabam causando desconforto em muita gente, principalmente se o sol for o principal responsável pelas queimaduras de pele. Há quem diga que, para ajudar a amenizar essas queimaduras solares, existe uma solução simples e barata de resolver a situação, que é utilizar farinha de trigo e outros produtos caseiros.

Porém, o que muitos não sabem é que soluções e produtos caseiros podem acabar prejudicando as queimaduras e até mesmo agravar a situação, que exige tratamento de queimaduras adequado com um especialista. Entenda os riscos:

Porque não usar farinha: Se você colocar farinha de trigo sobre uma queimadura considerada grave, o produto formará uma crosta sobre a ferida e o médico não conseguirá avaliar o grau da queimadura e quais tratamentos de queimaduras será necessário para sua cicatrização. Além disso, retirar a farinha do local queimado acaba sendo um procedimento difícil e doloroso que poderia ser evitado.

Crendices: Por falta de informação e conhecimento, os antigos inventavam remédios e soluções caseiras para aliviar a dor em casos de cortes, feridas ou qualquer outro problema de saúde. Para a época, onde a internet não existia e o atendimento médico era mais restrito, essas soluções acabavam sendo uma alternativa para a dor, porém nos dias de hoje existem hospitais e clínicas hospitalares de qualidade, tanto particulares quanto públicas que atendem 24 horas por dia, além das informações de confiança publicadas na internet que explicam os riscos de utilizar produtos caseiros em feridas. Vale a pena procurar saber mais sobre os riscos e crendices dos antigos, antes de se expor ao perigo.

Sem tratamento: Caso você já tenha seguido algumas dessas soluções caseiras para tratamento de feridas e queimaduras, pode ter percebido um alívio de dor momentânea, mas provavelmente também percebeu que a ideia não ajudou na cicatrização dessas feridas. Isso porque farinha de trigo, vinagre, manteiga ou pasta de dente não ajudam a evitar infecções ou bolhas nos ferimentos, mas inclusive podem acabar agravando a situação. Já algumas pessoas dizem que perceberam a cicatrização dessas feridas, mas vale lembrar que ela é um processo natural da pele, quando se regenera após um trauma, e não necessariamente foi a farinha ou a pasta de dente que ajudou na cicatrização. Isso é um mito!

Notícias falsas: Em um mundo onde todo mundo acredita no que lê, vale a pena ficar mais atento com ao que é divulgado na internet. Procure saber mais sobre a informação passada e pesquise a mesma informação em sites de confiança. Dessa forma você evita as “Fakes News” e também confirma a credibilidade da notícia, diminuindo os riscos de seguir passo a passos ou dicas que esses portais possam oferecer.

Se você se queimou e tem dúvidas sobre como proceder, procure os especialistas da Cepelli e comece o procedimento de tratamento e cura correto. Nossa clínica está localizada em Florianópolis e nossos profissionais também tratam de úlceras, escaras, feridas abertas, fechadas e muito mais. Entre em contato para agendar sua consulta!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar