Tratamento de Queimaduras

O que você não deve fazer após sofrer uma queimadura?

Publicado em 4 de setembro de 2019

Fique atento aos sinais do seu corpo após sofrer qualquer tipo de queimadura e procure ajuda médica o mais rápido possível para realizar o tratamento de queimaduras

 

Queimaduras acontecem por diversos motivos. Desde uma exposição excessiva ao sol até um incêndio dentro do carro ou de casa. Extremamente prejudiciais a nossa saúde, as queimaduras podem ocasionar dores de leves a agudas, dependendo da sua intensidade, ou seja, do seu grau.

Quando sofremos queimaduras caseiras, como deixar água fervendo cair nos braços ou colocar o dedo sem querer no ferro de passar roupas, logo partimos para aquelas receitinhas e medidas caseiras para o alívio da dor, procurando ajuda médica somente se a situação realmente for grave. Porém, o que muita gente não se atente é que essas soluções caseiras podem acabar prejudicando e prejudicando e agravando ainda mais as queimaduras, independente do grau. Portanto, fique atento ao que você não deve fazer após sofrer queimaduras e procure ajuda médica o quanto antes:

Alívio da dor: É natural sentirmos uma dor absurda após sofrer qualquer tipo de queimadura. Dessa forma, podemos buscar medidas rápidas para o alívio da dor instantânea, o que na verdade pode apresentar sérios riscos a nossa saúde. Portanto, é muito importante saber exatamente o que fazer para aliviar a dor e os sintomas de um jeito rápido, porém sem fazer loucuras e favorecer complicações e sequelas. Veja algumas coisas que você não deve fazer!

Não retirar roupas ou objetos grudados sobre a pele queimada, pois isso pode agravar as queimaduras e causar ainda mais dor;

Não passar remédios e produtos caseiros como pasta de dentes, manteiga, café, sal ou pomadas para queimadura sem prescrição médica sobre os ferimentos, pois poderão causar diversas reações alérgicas e retardar a cicatrização;

Não estourar as bolhas da queimadura, pois, além de dor muito, as bolhas fazem parte do processo de cicatrização natural do corpo e devem secar e desaparecer naturalmente;

Não aplicar gelo e água gelada sobre a pele, pois o frio também pode queimar e causar irritação na área queimada, piorando a situação e causando até mesmo um choque devido à diferença de temperatura, visto que o corpo estará muito quente.

Como prevenir: Apesar de ser um acidente natural, as queimaduras também podem ser prevenidas com ações simples do dia a dia. É importante ser uma pessoa atenta e evitar alguns descuidos básicos que podem te levar a acidentes como esse. Veja como se prevenir!

Não deixe panela no fogão sem supervisão, principalmente se tiver crianças em casa;

Coloque as alças das panelas sempre viradas para dentro do fogão, onde ninguém pode esbarrar;

Mantenha líquidos quentes fora de alcance de crianças e animais;

Utilize proteção sempre que for retirar algo quente do forno;

Mantenha os aparelhos elétricos longe do contato com a água;

Teste a temperatura dos alimentos antes de comer e servis aos seus filhos, assim como a temperatura do banho da criança e do pet;

Cuidado com churrasqueiras, fogão quente, lareira, aquecedor e outros eletrodomésticos que aquecem e podem queimar;

Fique de olho no ferro de passar, chapas e grelhas para que a criança não puxe o fio e nem coloque as mãozinhas sobre a parte quente.

Essas são apenas algumas das medidas de prevenção a queimaduras. Porém, é necessário ficar atento 24 horas por dia, principalmente se sua casa tiver idosos, crianças e animais, que não tem tanta noção do perigo e podem acabar se arriscando, ocasionando sérios acidentes.

A Clínica Cepelli é especializada em queimaduras, cortes e outros problemas de pele. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar