Clínica para Queimaduras

Queimaduras fazem aproximadamente 1 milhão de vítimas ao ano

Publicado em 14 de agosto de 2019

Tratamento de Queimaduras

Queimaduras podem ser ocasionadas por diversos fatores e prejudicar a saúde física de pessoas de todas as idades

As queimaduras, que são a maior causa de morte entre crianças entre um e quatro anos de idade, fazem anualmente cerca de um milhão de vítimas só no Brasil. Embora as queimaduras sejam provocadas, na maioria das vezes, por acidentes domésticos ou trabalhistas através do contato direto com superfícies quentes demais, elas também podem ser provocadas por produtos químicos como os ácidos ou soda cáustica ou radiações infravermelhas e ultravioletas.

Como já sabemos, existem alguns graus de queimaduras que intensificam os sintomas, como é o caso das queimaduras de segundo e terceiro grau. Conheça um pouco sobre cada uma e saiba como se prevenir ou se tratar caso elas aconteçam de qualquer forma:

1° grau: As queimaduras de 1° grau são as mais leves. Na maioria dos casos aparece apenas uma vermelhidão e inchaço na região queimada, sem a formação de bolhas e descamação da pele.

2° grau: Já nas queimaduras de 2° grau as bolhas aparecem devido ao grande dano à epiderme e à derme. Nesse caso também podem ocorrer desprendimento total ou parcial da pele, assim como deixar cicatrizes claras ou escuras na região queimada.

3° grau: As queimaduras de 3° grau são as mais graves e podem resultar na destruição total de todas as camadas da pele, deixando a área atingida escura ou esbranquiçada. Os danos às terminações nervosas são tão altos que o paciente pode parar de sentir dor, o que pode ser fatal. Em muitos casos, há deformidade na região afetada e os pelos nunca mais nascem.

Como prevenir: Alguns tipos de queimaduras são impossíveis de prevenir, porém, as domésticas conseguimos evitar! Cuidado com ferros de passar, panelas e pirex quentes, café, chá, leite e água fervendo ou quente demais, chapinha, secador, etc. Use luvas para retirar as panelas do fogo ou a lasanha do forno, passe protetor solar antes de sair no sol e cuidado com velas e objetos ligados nas tomadas. Se você tiver crianças em casa, deixe-as longe do ferro de passar e da cozinha, onde há maior risco de acidentes.

Tratamento de Queimaduras: As queimaduras podem ser tratadas em casa, caso sejam leves. Basta limpar bem a região afetada, passar pomadas para queimaduras e utilizar gazes para manter a região coberta até sarar. Porém, no caso das queimaduras de 2° e 3° grau, o mais indicado é fazer os primeiros socorros que ensinamos aqui e depois levar a pessoa até o hospital, onde receberá a ajuda necessária o mais rápido possível.

A Clínica Cepelli é especializada em queimaduras, cortes e outros problemas de pele. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar