Hérnias inguinais e umbilicais: o que são e como tratar

Hérnias inguinais e umbilicais: o que são e como tratar

Publicado em 24 de abril de 2020

Com indicação de tratamento cirúrgico, hérnias inguinais e umbilicais acometem principalmente crianças e recém-nascidos

 

A hérnia é uma espécie de saliência que surge quando um tecido ou órgão escapam por meio de um orifício que se abriu. Especificamente as hérnias inguinais e umbilicais, em crianças e recém-nascidos, podem surgir ou aumentar de tamanho como resultado de choro ou esforço.

 

Virilha e umbigo são as regiões onde as hérnias costumam aparecer no público infantil, desde o nascimento ou nos primeiros anos de vida.

 

Estima-se que de 3% a 5% dos recém-nascidos são afetados por hérnias inguinais e umbilicais. Saiba mais sobre cada uma delas, sintomas e tratamento:

 

Hérnia inguinal

Ocorre na região da virilha e costuma ser mais comum em prematuros do sexo masculino. No entanto, como são comuns em crianças nascidas com baixo peso, não estão excluídas as crianças do sexo feminino. Em geral, aparece em 60% dos casos no lado direito, 25% no esquerdo e em 15% dos casos é bilateral. Além da prematuridade, o aparecimento pode ser explicado por testículos não descidos, fibrose cística, displasia no quadril, anormalidades uretrais e histórico familiar;

 

Hérnia umbilical

Como o próprio nome sugere, ocorre em uma zona de fraqueza das camadas da parede abdominal na região do umbigo, por onde surge a saliência. Estatisticamente, atinge uma em cada dez crianças recém-nascidas, mas se finda até o primeiro ano de vida do bebê. Porém, em caso de permanência, é indicado o tratamento cirúrgico;

 

Sintomas

Hérnias inguinais e umbilicais costumam apresentar protuberâncias ou inchaços. No caso dos meninos, as hérnias inguinais podem ser vistas no escroto. O choro e o esforço podem amplificar a visualização das hérnias. Vale ressaltar que não provocam dor, embora cada caso dependa de correta avaliação e diagnóstico médico;

 

Tratamento

Geralmente, os procedimentos se diferem, dependendo do tipo de hérnia. Enquanto nas inguinais o tratamento cirúrgico é o mais observado na infância, a umbilical raramente requer intervenção médica, pois tende a desaparecer por conta própria. Entre 80% e 90% das hérnias umbilicais costumam se fechar até os três anos de vida da criança.

 

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, é especializada em cirurgias infantis. Atuamos em Florianópolis desde 2013 e dispomos de todo aparato tecnológico em saúde e profissionais médicos capacitados a prestar o melhor atendimento aos pacientes.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgias Pediátricas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar