Queimadura de pele

O que é bom para Queimaduras

Publicado em 16 de fevereiro de 2023

Queimaduras são lesões e traumas na pele causadas pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e algumas plantas. Clinicamente, elas podem ser classificadas em níveis de gravidade, em razão de sua extensão e profundidade, entre outros fatores. 

Quais os tipos de queimaduras?

A classificação correta da gravidade de uma queimadura é essencial para o tratamento adequado. Por isso, em casos mais graves, o atendimento médico não deve ser negligenciado, sob pena de diversas sequelas ao paciente queimado. Veja, abaixo, os tipos de queimaduras:

Queimadura de 1º grau

Atinge a epiderme, ou seja, apenas a camada mais superficial da pele. Causa um discreto inchaço local, sem bolhas e vermelhidão. Normalmente, não requer acompanhamento médico e não deixa sequelas;

Queimadura de 2º grau

Atinge a epiderme e parte da derme, a segunda camada da pele, o que demanda maiores cuidados em razão da gravidade. A dor é acentuada, geralmente formam-se bolhas e o atendimento emergencial é necessário para correto diagnóstico e tratamento da queimadura

Queimadura de 3º grau

é o caso mais grave, atingindo todas as camadas da pele e podendo chegar aos nervos, músculos e ossos. São casos cirúrgicos, que demandam enxerto e posterior fisioterapia, não sem deixar sequelas e cicatrizes por toda a vida.

Primeiros Socorros em casos de Queimadura

Ao se deparar com situações de queimaduras térmicas, químicas ou elétricas, agir em questão de segundos pode ser o diferencial para salvar pessoas queimadas. O primeiro passo é interromper o contato entre o agente causador e a pele, se ele ainda estiver ocorrendo. Logo após, procure aliviar a dor do indivíduo resfriando a região queimada com água abundantemente em temperatura ambiente. Isso não é tudo: é preciso verificar se é necessário levar a vítima ao atendimento de urgência. Em alguns casos, o atendimento médico é fundamental para não levar à morte. 

Procure sempre auxílio profissional

Com a vida de pacientes queimados em perigo, todo e qualquer cuidado deve ser redobrado. Chamar a ambulância ou o serviço de resgate deve ser um dos primeiros atos nestes casos. Queimaduras, por se tratarem muitas vezes de lesões profundas, demandam conhecimento para atuação, como no caso de acidentes de trânsito, em que queimaduras de 2º e 3º graus são mais comuns. Sendo assim, busque ajuda especializada.

O que não fazer em caso de queimaduras?

Não deixar o paciente adormecer, sobretudo em situações onde o risco de sequelas é maior, é essencial. Outro ponto muito difundido erroneamente, é sobre os “remédios caseiros”. Mesmo em queimaduras mais simples, evite utilizar manteiga, pó de café e pasta de dente, entre outras substâncias, no local lesionado. Isso pode causar efeito inverso e agravar a lesão. 

A Cepelli é um Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, situado em Florianópolis, Santa Catarina, onde atua como referência na recuperação de pacientes queimados há 10 anos. Contamos com corpo clínico multidisciplinar, ambiente estruturado e atendimento humanizado para atender com total profissionalismo. 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado para cirurgia em Pós-Bariátricos

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

Voltar