Como socorrer vítimas de queimaduras de acidente de trânsito?

O que fazer com vítimas de queimaduras de acidentes de trânsito?

Publicado em 21 de agosto de 2019

Tratamento de Queimaduras – Saiba o que fazer em casos de acidentes de trânsito onde há vítimas de queimaduras leves, moderadas e graves

Infelizmente acidentes de trânsito são comuns e precisamos ficar atentos para poder ajudar as vítimas envolvidas sempre que possível. Entre batidas e falha mecânicas muita coisa pode acontecer, inclusive queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau.

Em casos como esses vale a pena aprender um pouco sobre primeiros socorros e, se possível, ajudar a vítima, ajudando-a antes do resgate aparecer. Preste atenção no passo a passo abaixo e tome cuidado com cada um:

Resgate inicial: O primeiro passo é avaliar a situação e procurar afastar a vítima do agente causador da queimadura, que na maioria das vezes é o próprio veículo. Porém, vale a pena lembrar que incêndios podem ocasionar explosões, portanto não se aproxime dos veículos se verificar que o incêndio está forte e alto demais e a ponto de explodir. Em casos assim você não terá o que fazer e o melhor será esperar a ajuda médica. Porém, caso ainda esteja no início ou você encontre espaço para retirar a vítima do local, faça-o rapidamente e, se possível, utilize proteção nos braços e rosto.

Abafe a queimadura: Abafe a queimadura com um cobertor, pano ou roupa grossa. Se puder, umedeça-os antes de colocar sobre a vítima de queimadura. Nunca esfregue a região, abane ou retire roupas coladas sobre as queimaduras, pois, além da dor que isso pode causar às vítimas, você também pode acabar arrancando a pele da vítima, o que pode prejudicando sua recuperação, posteriormente.

Utilize água: Para aliviar a dor da pessoa queimada jogue água corrente sobre as lesões e depois abafe com um pano, um cobertor, manta ou roupa grossa e molhada. Jamais utilize gelo ou água gelada no local da queimadura, pois elas podem agravar as lesões, queimando-as ainda mais.

Acalme-a: Procure manter a vítima consciente conversando com ela. Enquanto outra pessoa pede ajuda concentre-se em distraí-la e acalmá-la o máximo que puder até o atendimento médico profissional chegar até o local do acidente. Não se esqueça de utilizar seus conhecimentos de primeiros socorros para reanimar uma vítima ou fazê-la respirar após situações de estado de choque ou desmaios. Sua principal função será tentar mantê-la acordada e viva até a ambulância aparecer.

Sinalize a área: É importante, assim que presenciar um acidente entre dois ou mais veículos, isolar a área e pedir ajuda para outras pessoas de fora para o resgate de primeiros socorros. Coloque uma sinalização na pista para que nenhum outro veículo bata contra os carros a frente e ocasione mais problemas.

A Clínica Cepelli é especializada em tratamento de queimaduras, cortes e outros problemas de pele. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar