Tratamento de Feridas

Primeiros socorros: aprenda os princípios básicos de tratamento de feridas

Publicado em 27 de março de 2019

Realize os primeiros procedimentos de tratamento de feridas em casos de urgência

Estamos suscetíveis a sofrer diversos tipos de acidentes, o tempo todo. Ainda que nem todos sejam graves, é necessário saber os princípios básico de tratamento de feridas, para que, em caso de urgência, você não passe por sufocos maiores antes de ir até um hospital mais próximo.

A Cepelli, clínica especializada no tratamento de feridas e queimaduras, orienta que todas as pessoas saibam realizar os primeiros socorros em casos de acidentes. Ou seja, se você cair e se cortar ou o seu filho ralar o joelho, você saberá exatamente o que fazer antes de ir até um profissional qualificado no assunto. Confira abaixo algumas dicas para tratar feridas recentes:

Seja precavido: Principalmente se tiver crianças em casa, tenha sempre guardada uma caixa de remédios e curativos. Em casos de acidentes que causem feridas abertas, você poderá precisar de gases, band-aids e outros produtos, antes de ir até o médico, que fará o procedimento adequado para cada situação.

Livre de germes: Feridas abertas podem ocasionar graves infecções através de germes e outras bactérias. Portanto, sempre que alguém se machucar, é importante limpar e cobrir a ferida, para que nenhum outro problema venha a aparecer. Após esses primeiros procedimentos, analise a gravidade da situação e procure por um profissional de saúde, que fará pontos no corte ou passará os medicamentos corretos a serem utilizados em cada tipo de ferida.

Higiene: Antes de iniciar o tratamento de feridas, limpe bem as mãos, com água, sabão e, se tiver, álcool em gel. Além disso, procure produtos esterilizados e fechados, para evitar o aparecimento de sujeira na sua ferida e o risco de infecção de pele.

Cuidados gerais: Antes de passar alguma coisa na ferida, verifique se os produtos utilizados são realmente apropriados. Opte por sabonetes líquidos antibacterianos e lave a ferida com água corrente, sem esfregar muito, para que não crie bolhas. Após a limpeza da ferida, seque-a com cuidado, sem esfregar a toalha e aplique um antisséptico sobre ela, para matar germes e outras bactérias que podem ter se alojado por lá. Por fim, faça o curativo da ferida com gases, para que ela fique fechada e livre de bactérias.

Vá até um profissional: Em casos de arranhões e pequenos cortes, não é necessário procurar um médico. Porém, se a ferida apresentar alguma infecção ou dor extensa, procure um médico que irá cuidar da sua ferida corretamente, receitando os melhores remédios e métodos de curativos. Em casos de feridas mais graves, faça os primeiros socorros e depois siga para um hospital, onde será atingido com rapidez e eficiência.

Conheça todos os tratamentos que a Clínica Cepelli oferece. Nossos profissionais são altamente qualificados e estudados para cuidar dos mais variados tipos de infecções de pele, feridas e queimaduras, além de outros problemas que podem atrapalhar a saúde dos pacientes.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar