Tratamento de Feridas

Tratamento de feridas: acompanhe o passo a passo e aprenda

Publicado em 7 de novembro de 2018

Conheça os procedimentos com curativos e aprenda mais sobre o tratamento de feridas em pacientes

Feridas na pele são mais comuns do que podemos imaginar, sobretudo em pessoas que fazem parte de alguns grupos de riscos, como idosos, crianças e pacientes acamados, entre outros. Nesse contexto, o tratamento de feridas exige uma série de cuidados de acordo com o agente causador e a extensão dos ferimentos. Em muitos casos, curativos são suficientes, mas é preciso saber como executar os procedimentos e, por vezes, contar com o auxílio de profissionais de saúde preparados.

Acompanhe:

ÁGUA E SABÃO: boa parte do tratamento de feridas, caso elas sejam superficiais, pode ser resolvida com a limpeza utilizando água e sabão neutro. É imperioso lavar bem as mãos antes de executar qualquer procedimento no paciente, sob pena de infeccionar o local afetado. Feito isso, lave o local com suavidade para minimizar o desconforto e tirar toda sujeira. Após esse procedimento, deixe secar naturalmente. Em caso de bolhas, não tente estourar ou passar nenhum tipo de medicamento;

CURATIVOS: em hipótese alguma use fita adesiva ou qualquer outro tipo de fita que não seja própria para ser utilizada em procedimentos de saúde. Lembre-se que ao realizar o tratamento de feridas, o ponto principal é cuidar que a lesão seja protegida, ou seja, todo cuidado para prevenir a pele no local é necessário. Dê preferência para gazes, ataduras e fitas microporosas, sem esquecer de usar luvas descartáveis;

CUIDADOS: a troca de curativos em tratamento de feridas deve obedecer à prescrição médica ou do profissional de saúde. Esse tempo pode variar entre poucas horas, diariamente ou até mesmo levar alguns dias. o fundamental é manter a higiene, inclusive das suas mãos quando for trocar curativos de pacientes. Não deixe também de abrir os materiais que for utilizar somente no momento do curativo e não esqueça de descartá-los corretamente.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis, Santa Catarina, como referência desde 2013. Dispomos de equipamentos tecnológicos de última geração aliados ao tratamento humanizado de pacientes por profissionais da área altamente gabaritados.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar