Tratamento de Feridas

Primeiros socorros para tratar feridas em diabéticos

Publicado em 7 de agosto de 2019

Tratamento de Feridas

Saiba como proceder em casos de feridas em pessoas diabéticas e evite infecções piores

Quando alguém que sofre de diabetes se machuca os riscos de infecções graves através da abertura das feridas são muito grandes. Independentemente do tipo de ferida, sejam cortes, arranhões, bolhas ou calos, a pessoa com diabetes precisa ser socorrida imediatamente.

Os cuidados de feridas em diabéticos podem iniciar em casa, como forma de primeiros socorros, mas depois devem ser continuados por um médico dermatologista, que fará todo o tratamento necessário para agilizar a cicatrização e evitar que bactérias se alojem nas feridas abertas.

Por ser uma doença crônica que provoca lesões nos nervos, a diabetes enfraquece o sistema imune ao longo do tempo, o que torna o processo de cicatrização das feridas muito mais lento e difícil. Além disso o açúcar acaba se acumulando nos tecidos e facilita o desenvolvimento de bactérias nessas feridas, o que aumenta o risco de infecções graves.

Portanto, caso você tenha diabetes e se acidentar ou estiver perto de uma pessoa diabética e ferida, preste atenção no passo a passo de primeiros socorros e depois corra com ela para a clínica ou hospital mais próximo:

1 – Lave bem a região da ferida com água morna e sabão neutro. Não utilize outro tipo de produto e não esfregue demais a ferida;

2 – Evite colocar álcool sobre a ferida aberta. O mesmo para peróxido de hidrogênio ou iodopovidona, pois eles podem lesionar a pele e atrasar o processo de cicatrização;

3 – Não se automedique utilizando pomadas antibióticas que tem dentro de casa. Apenas as utilizem se forem prescritas por seu médico de confiança. Se forem usadas corretamente, as pomadas antibióticas evitam a proliferação de fungos e bactérias que desenvolvem a infecção;

4 – Lave bem as mãos antes de mexer na ferida e utilize gases esterilizadas para a limpeza da mesma. Após passar ao médico e utilizar uma pomada antibiótica ideal para seu tipo de ferida e pele, troque essas gazes todos os dias e siga as recomendações médicas;

5 – Não pressione a ferida de forma alguma pois isso só piora a situação. Aproveite para utilizar roupas mais largas e confortáveis na região de onde foi aberta a ferida, para que você não fique desconfortável e não se machuque.

Se você se machucou e é diabético, procure a Cepelli, clínica especialista no tratamento de feridas e queimaduras de pele. Entre em contato conosco através do telefone e agende sua consulta.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar