Queimadura

Quais são os graus de queimaduras na pele e como tratá-la

Publicado em 15 de maio de 2019

 

Identifique o grau de queimadura e saiba como proceder em casos de urgência

Estamos suscetíveis a nos queimar todos os dias. Seja passando roupa, fazendo comida, guardando a frigideira com óleo ou entrando em banhos muito quentes, a queimadura sempre será um fator de risco, que pode prejudicar a vida do paciente, dependendo do seu grau.

As queimaduras ocorrem quando um grande grupo de células da pele e também de outros tecidos são destruídas em conjunto por causa do calor em determinada região, descarga elétrica, frio excessivo, contato com produtos químicos, radiação, etc. Pensando nisso, a Cepelli te ajuda a entender quais são os graus de queimaduras e como cada uma funciona. Confira os tratamentos e prepare-se caso venha a passar por alguma delas:

Queimaduras de 1º grau: As queimaduras de 1º grau são as mais simples. Conhecidas como queimaduras superficiais elas ocorrem após o contato da pele com alguma superfície muito quente ou através da exposição ao sol, produtos químicos leves, etc.

Esse tipo de queimadura geralmente produz bolhas e vermelhidão na pele, mas é facilmente tratada através de pomadas e outros medicamentos, melhorando de 3 a 6 dias. Ou seja, não é uma queimadura que prejudica a vida do paciente.

Queimadura de 2º grau: As queimaduras de 2º grau são divididas em duas partes. A de 2º grau superficiais e as de 2º grau profundas.

As superficiais são bem parecidas com as queimaduras de 1º grau, onde aparentam lesões vermelhas e bolhas na região queimada, porém, sua cura pode demorar um pouco mais, levando até 3 semanas para cicatrizar. Esse tipo de queimadura pode deixar cicatrizes e manchas na pele, dependendo do caso.

Já as queimaduras de 2º grau profundas são ocasionadas quando há a destruição das terminações nervosas da pele e quando acometem toda a derme, provocando dores mais intensas e lesões mais fortes, como pele seca e perca de pelos após a cicatrização. Caso ocorra essa queimadura, é indicado que o paciente procure um médico e se medique corretamente. A cicatrização geralmente demora mais de 3 meses.

Queimadura de 3º grau: As queimaduras de 3º grau acometem toda a derme e atinge também os tecidos subcutâneos com a destruição total dos folículos pilosos, nervos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos. Esse tipo de queimadura é a mais perigosa, pois dependendo da sua intensidade, pode atingir músculos e também a estrutura óssea, provocando lesões ainda mais serias no corpo do paciente.

Além disso, a cicatrização pode demorar meses ou até anos, dependendo da região e da intensidade, provocando uma cicatrização lenta, esbranquiçada ou acizentada e até a deformação da pele. Na maioria dos casos o tratamento envolve cirurgias e enxertos até o local de queimadura seja recuperado, o que nem sempre acontece.

Conheça a Clínica Cepelli e todos os tratamentos que ela oferece. Nossos profissionais são altamente qualificados e estudados para cuidar dos mais variados tipos de infecções de pele, feridas e queimaduras, além de outros problemas que podem atrapalhar a saúde dos pacientes, sejam eles adultos, crianças ou idosos. Entre em contato e agende sua consulta!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar