Aguarde, carregando...

Notícias

Quem fez cirurgia bariátrica faz parte do grupo de risco da COVID-19?

Quem fez cirurgia bariátrica faz parte do grupo de risco da COVID-19?

Pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica correm maiores riscos com a Covid-19?

O ano de 2020 e 2021 marcou a vida de todos nós. A Covid-19 infelizmente acabou se tornando um pesadelo mundial e muita gente perdeu a vida para a doença. Em meio ao grupo de risco, estão pessoas hipertensas, diabéticas, idosas e, claro, obesas. Dessa forma, será que pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica também se encaixam nesse grupo?

Como um paciente pós-cirurgia bariátrica se comporta com a Covid-19?

É difícil dizer que um paciente pós-bariátrica esteja totalmente seguro do vírus, sabendo que ele está cada vez mais forte e atingindo qualquer pessoa. Mas sabemos uma coisa… O vírus é extremamente perigoso para pessoas obesas, mas pode não levar tanto risco à pacientes que já passaram pela bariátrica. Entenda melhor o motivo:

Perda de peso

Um dos maiores motivos de uma cirurgia bariátrica é a redução de peso. Só o fato de perder peso já diminui os riscos de complicações por Covid-19! Nos primeiros meses, essa “proteção” ainda não é 100% segura, mas o paciente já começa uma rotina alimentar muito melhor do que tinha antes e isso pode ajudar com que ele se mantenha saudável e com a imunidade alta.

Remissão das doenças

A remissão da diabetes tipo 2 e a pressão alta também podem acontecer em cerca de 85% dos pacientes operados logo no primeiro ano, ou seja, sem essas doenças, os riscos de internação por Covid-19 diminuem muito.

Urgência

Apesar da cirurgia aumentar a qualidade de vida dos pacientes e ajudá-los na prevenção ao Coronavírus, não podemos sair operando todas as pessoas obesas com urgência. Por ser uma cirurgia muito complexa e delicada, existem muitos exames que serão solicitados ao paciente, para que os médicos vejam todas as suas comorbidades e também serão solicitadas várias mudanças de alimentação, práticas de exercício físico, etc, antes mesmo do dia da cirurgia. O paciente só poderá fazer a cirurgia caso consiga atingir os objetivos estabelecidos pelo médico.

Imunidade

Para pacientes pós-bariátrica, é muito importante manter a imunidade sempre alta. Jamais se esqueça que a boa alimentação e a prática de exercícios físicos é essencial para a nossa imunidade, por isso continue na sua reeducação alimentar e coma alimentos saudáveis e que fortaleçam o seu organismo. Isso pode ajudá-lo a enfrentar melhor o vírus.

Após tantos meses enfrentando o vírus que matou pessoas do mundo inteiro, hoje podemos nos vacinar e aumentar a nossa proteção! Pessoas obesas ou com comorbidades têm prioridade na fila de vacinação, mas pessoas comuns e saudáveis também já estão sendo chamadas para a primeira dose. Não fique sem se vacinar! Vamos acabar com o Coronavírus e nos cuidar ainda mais!

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está apta a receber pacientes para atendimento e tratamento pós-bariátrica em Florianópolis e Santa Catarina. Agende sua consulta!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram