tratamento-para-ulceras

Tratamento para úlceras: O que são úlceras varicosas?

Publicado em 7 de janeiro de 2021

Quais as principais causas e tratamentos para úlceras varicosas?

Localizada normalmente perto do tornozelo devido à má circulação sanguínea do local, as úlceras varicosas podem demorar de semanas até anos para cicatrizar e, em casos mais graves, não há cura. Por isso, é preciso iniciar com rapidez o tratamento para úlceras varicosas pois, se não forem tratadas, infecções graves podem ocorrer.

Como funciona o tratamento para úlceras varicosas?

O tratamento para úlceras varicosas é simples, porém necessário. Ele consiste na limpeza da ferida, onde é removido o líquido liberado e o tecido morto e, em seguida, aplicado um curativo adequado que pode incluir o uso de alguma pomada recomendada pelo médico. Além disso, também é necessário utilizar gaze ou meia de compressão, a fim de melhorar a circulação sanguínea do local e acelerar a cicatrização. Está na dúvida se está com úlceras varicosas? Atenção para os sintomas:

Terceira idade

As úlceras são muito comuns na terceira idade, pois o retorno venoso no idoso não se dá corretamente e leva ao acúmulo de sangue venoso nas pernas. Assim, a falta de oxigênio dificulta a cicatrização das feridas e o excesso de líquidos aumenta a pressão sobre a pele, causando uma série de outros sintomas. Por isso, se você é idoso, tome cuidado e vá ao médico quando tiver qualquer dúvida!

Feridas nas pernas

Fique atento às feridas que apareceram nas suas pernas, pois elas podem ser indício de úlceras varicosas. Se você tem histórico de feridas no passado, também deve se atentar.

Varizes

As varizes também são sintomas que podem indicar o surgimento de úlceras varicosas. Além de dolorosas, elas são extremamente perigosas e é preciso fazer tratamento com um especialista no assunto.

Cigarro em excesso

Pessoas fumantes também sofrem grande risco. O cigarro prejudica ainda mais a saúde e contribui para o aparecimento de úlceras varicosas. Por isso, se você é fumante e alguma ferida ou varizes aparecer no seu tornozelo, cuidado! Procure um médico e inicie o tratamento o quanto antes.

Obesidade e problemas de saúde

Pessoas que sofrem de obesidade e alguns problemas de saúde como os circulatórios e osteoartrite também são grandes alvos para a doença.

Cirurgias recentes

Outro fator que contribui para o aparecimento das úlceras varicosas são as cirurgias recentes nas pernas, pois, o paciente fica acamado por um longo tempo e nessa etapa da recuperação podem surgir a formação de úlceras perto dos tornozelos e joelhos. Por isso, o paciente deve ser observado e cuidado o tempo todo.

A Clínica Cepelli atua em Florianópolis/SC desde 2013 e realiza o tratamento de escaras para os pacientes com lesões desta natureza, oferecendo inclusive o Cepelli Lar, uma modalidade de tratamento a domicílio para pessoas que não podem se locomover com facilidade. Para isso, na clínica ou fora dela, contamos com uma equipe altamente preparada e recursos de primeira qualidade para realizar todos os cuidados necessários.

Voltar