tratamento de úlceras de pressão

Úlceras de Pressão: O tratamento depende da gravidade!

Publicado em 11 de dezembro de 2020

Como definir o melhor tratamento para úlceras de pressão? De acordo com a sua gravidade…

Você já deve ter ouvido falar em úlceras de pressão, certo? Se não ouviu, é importante saber que são lesões ocasionadas na pele devido à pressão excessiva em algumas partes do corpo de pessoas que não possuem mobilidade. No grupo de risco podemos destacar as pessoas em coma, idosos acamados e pessoas que não possuem mobilidade nas pernas ou braços, por exemplo. 

 

Se as úlceras de pressão aparecerem, como deve se iniciar o tratamento?

Antes de mais nada, mantenha a calma! O tratamento das úlceras de pressão deverá ser feito segundo a sua gravidade. Se perceber o surgimento de feridas em pessoas com nenhuma mobilidade, procure levá-la ao médico imediatamente! Veja aqui algumas dicas do que fazer:

Limpeza constante

As pessoas acamadas ou sem mobilidade precisam ser limpas constantemente. Por isso, higienize todas as partes do corpo com água e sabão e depois enxugue muito bem. Para limpar as feridas, faça a limpeza indicada pelo médico e troque os curativos nas horas certas. 

Como cuidar de alguém com úlceras de pressão

Você precisa movimentar o corpo dessa pessoa constantemente, assim, aliviará a pressão da pele. Além disso, após a limpeza, passe cremes e outros produtos indicados pelo médico e mantenha uma alimentação rica em proteínas. 

O que mais contribui para o aparecimento das úlceras de pressão

Existem muitos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento das úlceras. A idade avançada, traumatismos, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, avitaminoses, umidade excessiva, pressão arterial e edema são alguns dos principais motivos. 

Como o antibiótico age no corpo

É importante ingerir o antibiótico prescrito pelo médico, que matará a bactéria e interromperá seu desenvolvimento e também em suplementação alimentar, que atuará junto com o antibiótico e outros tratamentos contra as úlceras! 

A Clínica Cepelli atua em Florianópolis/SC desde 2013 e realiza o tratamento de escaras para os pacientes com lesões desta natureza, oferecendo inclusive o Cepelli Lar, uma modalidade de tratamento a domicílio para pessoas que não podem se locomover com facilidade. Para isso, na clínica ou fora dela, contamos com uma equipe altamente preparada e recursos de primeira qualidade para realizar todos os cuidados necessários.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar