Como as queimaduras podem deixar sequelas em crianças pequenas?
Cuidado com pequenas queimaduras, pois elas podem deixar sequelas nas crianças
Crianças são imprevisíveis e podem se machucar o tempo todo. As queimaduras são um dos acidentes mais comuns entre elas e podem ocorrer dentro de casa, de diversas maneiras, como contato com ferro de passar, água fervendo, fogão, produtos químicos, etc. As queimaduras são lesões prevalentes na faixa etária pediátrica e podem resultar em diversas sequelas como o desenvolvimento de cicatriz patológica derivada de lesões térmicas profundas.
Sequelas de queimaduras em pacientes pediátricos:
Em grande parte dos casos, as queimaduras não causam cicatrizes e sequelas importantes à criança, mas as cicatrizes patológicas podem se desenvolver, determinando alterações psicossociais, como alteração no déficit de desenvolvimento, na fala e na interação com outras pessoas. Veja como funciona o método utilizado pelos médicos em casos como esse:
Estudos
Estudo transversal analítico, realizado por meio de censo, com dados de 123 prontuários de pacientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, admitidos entre setembro de 2007 a agosto de 2009. Os dados foram coletados por meio de protocolo com questões relacionadas ao perfil sociodemográfico, tipo e fatores associados à presença de sequelas físicas. Os resultados foram analisados descritivamente. Testes de associação foram realizados com o qui quadrado ou prova exata de Fisher. Entre em contato com o Centro Clínico avançado de tratamento de Feridas e Queimaduras Clínica Cepelli.
Resultados
Queimaduras foram mais evidenciadas entre crianças de 0 a 6 anos, em ambiente intradomiciliar, principalmente na cozinha. Os acidentes acontecem por meio de líquidos aquecidos e com superfície corporal total queimada menor que 10%. A sequela mais prevalente foi a cicatriz hipertrófica (56,3%). Sequelas físicas foram mais prevalentes na faixa etária de 6 a 12 anos. Cerca de 75% das queimaduras ocorreram em ambiente extra domiciliar e em todas as queimaduras com SCTQ maior que 30%. Dentre as queimaduras de 3° grau, 75,8% apresentaram sequelas, bem como 64,3% causadas por agentes inflamáveis (68,8%) quando o tratamento inicial foi cirúrgico.
Conclusão
Sequelas foram encontradas em 39,8% dos pacientes. A presença de sequelas físicas correlacionou-se significativamente com: Faixa etária de 6 aos 12 anos, ambiente extradomiciliar SCTQ maior que 30%, 3º grau, agentes inflamáveis e tratamento inicial cirúrgico.
A Cepelli oferece tratamentos especiais para crianças em nossa clínica. Nossos profissionais são especializados em queimaduras e cirurgias comuns na infância e vão receber e cuidar do seu filho até no pós operatório, para que tudo ocorra bem. Conheça a estrutura do centro clínico Cepelli e veja como somos preparados para receber e cuidar dos seus pequenos!
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras