a-alimentacao-muda-apos-a-cirurgia-bariatrica-entenda

A alimentação muda após a cirurgia bariátrica? Entenda!

Publicado em 20 de abril de 2021

Como deve ser a alimentação de um paciente que fez cirurgia bariátrica? Leia abaixo

Todo o tratamento pós cirurgia bariátrica é um processo longo e que demanda muito cuidado. Desde o pré-operatório, são necessárias uma série de mudanças na alimentação e rotina do paciente, que também deve se esforçar para perder peso antes da cirurgia.

Como deve ser a alimentação após a cirurgia bariátrica?

O pós-operatório da bariátrica deve ser levado muito a sério. A alimentação e a rotina do paciente mudam completamente. Além disso, é necessário manter acompanhamento com psicólogo, nutricionista e endocrinologista para evoluir cada vez mais e se manter firme nas mudanças. Quanto à dieta em si, ela pode ser dividida em cinco fases que, no começo, podem não ser nada fáceis. Veja como funciona:

Fase 1

Logo após a cirurgia, começa a dieta líquida clara. Ela tem como objetivo hidratar e readaptar o trato digestivo e absortivo no organismo do paciente. Nessa fase, o paciente pode ingerir apenas 50 kcal/dia, com nenhum resíduo alimentar visando a preservação e o repouso intestinal. Aqui são permitidos sucos coados, sem bagaços, chás, água de coco e caldos de legumes, sem nenhum pedaço. A primeira fase dura de três a dez dias.

Fase 2

A segunda fase é a da dieta líquida completa ou cremosa. Ela introduz alimentos mais cremosos, porém continuam sendo líquidos. Nesta etapa do tratamento pós-bariátrica, é necessário incluir a suplementação proteica com a ajuda de leite, iogurtes, gelatinas e sopas batidas no liquidificador. A segunda fase dura entre cinco e dez dias.

Fase 3

A terceira fase permite a ingestão de alimentos mais pastosos. Aqui é permitido comer purês, polenta, arroz empapado, chuchu, beterraba e abóbora amassadas, caldo de feijão, carnes desfiadas e ovo bem molinho. A fase 3 dura em média de três semanas a um mês inteiro.

Fase 4

Na quarta fase introduzimos a dieta branda na rotina do paciente. Ela é uma espécie de fase preparatória para uma dieta considerada normal. Aqui o paciente pode comer arroz e legumes bem cozidos à vontade, sopas, carnes magras bem macias ou desfiadas e frutas molinhas sem casca e bagaços. A fase 4 dura em média de três semanas a um mês inteiro também.

Fase 5

A última fase é a fase da dieta normal, que deverá ser constante na vida do paciente! Após todas as fases de repouso do trato digestivo e readaptação, chegará a hora dos aportes calóricos necessários. Na quinta fase, são permitidos alimentos ricos em proteínas que devem ser consumidos entre 100g e 200g por día, alimentos sólidos, desde que tenha muito cuidado com a textura do alimento e que sejam bem mastigados, para facilitar a ingestão. Essa fase deve perdurar durante toda a vida do paciente!

Atenção! Nenhum conteúdo dessa matéria substitui a consulta ao nutricionista. Um acompanhamento médico e nutricional deve ser feito durante todo o pré e o pós-operatório!

Na Clínica Cepelli, oferecemos tratamento e cirurgia bariátrica para pacientes que necessitam. Contamos com uma equipe altamente treinada, atendimento personalizado e recursos tecnológicos de última geração que garantem a segurança do paciente.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar