cirurgia bariatrica

Cirurgia bariátrica: cuidados e riscos a evitar

Publicado em 3 de novembro de 2020

Veja os cuidados no pré e no pós-operatório de cirurgia bariátrica para pacientes que passam pela intervenção

 

Intervenção segura, desde que planejada e seguida à riscas com todas as recomendações, a cirurgia bariátrica demanda dos pacientes alguns cuidados básicos. Seja no pré ou no pós-operatório, é necessário estar disposto a passar pelo processo enfrentando todos os requisitos a fim de evitar riscos e imprevistos.

 

Acompanhamento multidisciplinar, reeducação alimentar, exercícios e equilíbrio emocional são os pontos-chave

 

Além do procedimento físico, o tratamento de cirurgia bariátrica exige comprometimento total do paciente em se tratando do aspecto psicológico. Veja como proceder para evitar riscos e tomar todos os cuidados:

 

Equipe multidisciplinar

O acompanhamento de profissionais de psicologia, nutrição, endocrinologia e outras áreas é essencial para direcionar o paciente para ações sólidas no processo que será enfrentado.
Neste sentido, a cirurgia bariátrica se estende muito além da intervenção cirúrgica. A falta deste acompanhamento poderá trazer insegurança e incertezas, de maneira que ele não deve ser descartado;

 

Reeducação alimentar

O risco de não cumprir com a reeducação alimentar pode, a princípio, impactar o tratamento de bariátrica com a volta do peso que inicialmente é perdido. Em larga escala, as doenças atreladas ao processo, como diabetes e hipertensão, entre outras, podem continuar a fazer parte da rotina do paciente, causando complicações;

 

Exercícios físicos

De simples caminhadas à musculação, movimentar-se é requisito básico para quem se submete à cirurgia bariátrica. O sedentarismo permanente, no pós-cirúrgico, pode dificultar a perda de peso, a reposição de nutrientes e a locomoção do paciente;

 

Equilíbrio mental

A parte psicológica que envolve a pós-bariátrica também é motivo de acompanhamento. A baixa autoestima anterior à intervenção, tende a ser revertida, mas a flacidez de um novo corpo pode impactar na vida do paciente e a sua relação com o espelho, mesmo difícil em um primeiro momento, precisa ser trabalhada. Ou seja, além da saúde, a parte estética também precisa evoluir.

 

A Clínica Cepelli atua em Florianópolis/SC e recebe pacientes com indicação de cirurgia bariátrica para realização do procedimento. Contamos, para isso, com equipe multidisciplinar altamente capacitada, atendimento personalizado e os melhores recursos tecnológicos em saúde.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar