cirurgia bariatrica

Cirurgia bariátrica em adolescentes: benéfica em casos de obesidade severa

Publicado em 1 de dezembro de 2020

Adolescentes obesos? Já pensou em cirurgia bariátrica? Veja em quais casos é indicado!

 

Quando falamos em cirurgia bariátrica, logo pensamos em homens e mulheres com obesidade mórbida que já tiveram filhos, quem sabe até netos, e engordaram tanto que possuem dificuldade de mobilidade e incontáveis problemas de saúde! Mas, a realidade nem sempre é essa! 

 

Hoje, a obesidade já atinge cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes!

 

É comum que os pais de crianças e adolescentes pensem em adotar outras alternativas para tratar da obesidade de seus filhos… Pois, como todos pensam, cirurgias bariátricas podem ser muito agressivas e até perigosas, além de exigirem muito do paciente, que precisa iniciar uma série de mudanças antes e após a cirurgia, para que ela realmente seja eficaz! 

 

Então, será que crianças e adolescentes são capazes de enfrentar o pré e pós cirúrgico?

 

O que muitos pais e médicos questionam é exatamente isso. Será que um adolescente e ainda mais uma criança tem comprometimento suficiente para seguir à risca todas as recomendações médicas exigidas antes e depois da cirurgia? Como mudar sua alimentação, tomar vitaminas e remédios necessários, etc?

 

Os cuidados são os mesmos!

Apesar de ser para criança e adolescentes, os cuidados com o pré e pós cirúrgico das bariátricas são exatamente os mesmos! Exames padronizados, redução de peso para enfrentar a cirurgia, mudança de alimentação, ingerindo apenas líquidos nos primeiros dias e alimentações leves e saudáveis por muitos meses, etc.

Por isso, é preciso analisar muito bem antes de submeter um adolescente ou uma criança à mesa de cirurgia para redução de estômago! 

Se possível, procure médicos 

Leve seus filhos ao endocrinologistas e ao psicólogo, para que eles possam iniciar um tratamento correto contra a obesidade e buscar alternativas diferentes, para que a idéia de cirurgia bariátrica fique em stand by!

 

A Cepelli atua com equipe multidisciplinar no tratamento e na recuperação de pacientes com indicação de cirurgia bariátrica. Também atuamos como referência na área do tratamento de feridas e queimaduras desde 2013, oferecendo atendimento aos pacientes com uma equipe médica altamente capacitada e infraestrutura adequada! Estamos localizados em Florianópolis, Santa Catarina.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar