cirurgia bariátrica

Os cuidados a serem tomados pós bariátrica

Publicado em 24 de novembro de 2020

Entenda quais são os cuidados principais que o paciente precisa ter pós bariátrica!

 

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pessoas com grau de obesidade 3, ou seja, somente quem estiver muito além do seu peso normal, poderá recorrer a essa cirurgia. Porém, muita gente se preocupa com o antes, mas a grande realidade é que o pós bariátrica também precisa ter total atenção, tanto de médicos quanto de pacientes. 

 

Como é feito a cirurgia bariátrica?

 

Como você já sabe, existem alguns critérios para fazer a cirurgia bariátrica. Além de ser recomendada para pessoas com IMC acima de 35 e 40 e com doenças associadas à diabetes, colesterol alto, hérnia de disco, esteatose hepática, hipertensão, etc, esse tipo de procedimento pode ser realizado de duas formas: 

 

Técnica Sleeve

Que retira parte do estômago, sem alterar o intestino, geralmente utilizada para pessoas com obesidade mais leve de obesidade 

 

Técnica bypass

Redução de estômago através de cortes ou grampos, alterando o intestino para conectá-lo à parte do estômago que permanecerá funcionando. 

 

Como essas técnicas interferem na pós bariátrica?

 

O que mais interfere na pós bariátrica é o forma como a cirurgia é realizada! Apesar dos cuidados serem semelhantes, o paciente deve seguir todas as recomendações médicas à risca e ficar em repouso por mais tempo para que a cicatrização ocorra adequadamente em caso de cirurgias mais invasivas e complexas!

 

Primeiros dias

Uma das maiores dificuldades de quem faz essa cirurgia é seguir uma nova alimentação, totalmente líquida de início, e hidratação adequadas com um estômago que passou a ter sua capacidade reduzida! Além disso, quem faz essa cirurgia, precisa utilizar uma cinta ou faixa abdominal por um determinado tempo, para evitar que os pontos se soltem!

 

Saúde emocional

A cirurgia bariátrica também mexe muito com o psicológico do paciente. Isso porque o peso ganho antes da cirurgia provavelmente está associado a saúde mental do pacientes e, ao passar pela cirurgia, esses problemas continuam presentes na mente da pessoa. Por isso, acompanhamento psicológico e psiquiátrico é extremamente necessário pós bariátrica! 

 

Em geral, o pós cirúrgico não é fácil e é muito comum o paciente sentir dor, desconforto e tristeza nos primeiros dias. É preciso se adequar à nova rotina e procurar ajuda médica caso elas piorem!

 

A Cepelli atua com equipe multidisciplinar no tratamento e na recuperação de pacientes com indicação de cirurgia bariátrica. Também atuamos como referência na área do tratamento de feridas e queimaduras desde 2013, oferecendo atendimento aos pacientes com uma equipe médica altamente capacitada e infraestrutura adequada! Estamos localizados em Florianópolis, Santa Catarina.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar