Cirurgia pós bariátrica: como se preparar?

Cirurgia bariátrica na terceira idade é seguro?

Publicado em 24 de dezembro de 2020

Entenda os riscos e benefícios de fazer cirurgia bariátrica para pessoas acima de 60 anos!

O número de idosos que sofrem de obesidade no Brasil e no mundo aumentou nos últimos anos. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), mostrou que cerca de 13,5% dos pacientes que esperam pela cirurgia bariátrica tem mais de 60 anos!

 

Idosos podem sim fazer a cirurgia bariátrica se estiverem dentro das diretrizes estabelecidas! 

Se apresentarem IMC (Índice de massa corpórea) igual ou maior que 40kg/m² ou que 35kg/m², os idosos também podem ser submetidos a cirurgia. Além disso, é muito provável que pessoas com esse IMC também apresentem pressão alta, diabetes tipo 2, colesterol e triglicérides altos, apneia do sono, doenças ortopédicas, refluxo gastroesofágico, incontinência urinária, etc. Veja abaixo quais são os riscos e benefícios da cirurgia bariátrica na terceira idade: 

Abaixo de 65 anos

Apesar de não haver um limite certo de idade para fazer a bariátrica, os riscos de complicações pós-cirúrgicas são menores se forem feitas antes dos 65 anos, assim como a recuperação, que geralmente é mais agressiva e demanda muita disciplina! 

Complicações

Após os 65 os riscos aumentam pois a defesa do organismo de uma pessoa  idosa já não é a mesma que a de um jovem. Além disso, o emagrecimento após a cirurgia pode agilizar ainda mais a perda de massa magra nos idosos.

Acompanhamento

Se realmente a cirurgia bariátrica se fizer necessária, é imprescindível um acompanhamento nutricional e a introdução de suplementos vitamínicos e minerais para prevenir a sarcopenia, que é a perda da força muscular. 

Qualidade de vida

Ainda assim, como em pessoas mais jovens, a cirurgia bariátrica é uma alternativa eficaz para idosos obesos que se encaixam nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Por isso, ela contribui para melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de morte!

A Cepelli atua com equipe multidisciplinar no tratamento e na recuperação de pacientes com indicação de cirurgia bariátrica. Também atuamos como referência na área do tratamento de feridas e queimaduras desde 2013, oferecendo atendimento aos pacientes com uma equipe médica altamente capacitada e infraestrutura adequada! Estamos localizados em Florianópolis, Santa Catarina.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgia Bariátrica

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar