Cirurgia bariátrica: o exercício físico como aliado

Cirurgia bariátrica: o exercício físico como aliado

Publicado em 8 de setembro de 2020

Novos hábitos após a realização da cirurgia bariátrica auxiliam paciente na perda e estabilização de peso

 

Fugir de uma vida sedentária e praticar exercícios físicos com regularidade é uma recomendação médica válida para todos que desejam ter uma vida saudável. Em se tratando de pacientes de cirurgia bariátrica, mais do que uma orientação, a absorção deste novo hábito é fundamental para que a intervenção tenha êxito não apenas nos primeiros meses, mas a médio e longo prazo.

 

Exercícios físicos previnem perda de massa muscular, aceleram a perda de peso e otimizam o emagrecimento

 

Assim como todos os aspectos e fatores que permeiam o tratamento de bariátrica, os exercícios físicos devem respeitar as orientações profissionais médicas, bem como os limites do paciente e suas vulnerabilidades. Fique por dentro:

 

Caminhadas

Bem antes do que muitos pacientes imaginam, caminhar passará a fazer parte dos seus novos hábitos. Ainda no quarto, após a cirurgia bariátrica, e desde que seus sinais vitais estejam normais, o paciente já pode se exercitar levemente, de hora em hora, para diminuir as dores abdominais causadas pelos gases que são injetados durante a operação. Desta forma, ele já contribui para a melhora da função intestinal;

 

Estilo de vida

A pós-bariátrica traz uma nova realidade física e mental para o paciente. Ou seja, é preciso que ele receba acompanhamento de equipe multidisciplinar para ter êxito em todas as etapas que compõem seu novo estilo de vida. Após um mês da intervenção, por exemplo, o fisioterapeuta responsável pela reabilitação pode acionar um educador físico para continuar os programas de exercícios, com foco no combate à perda de massa muscular, à flacidez e às alterações de postura;

 

Malhação

A cirurgia bariátrica traz à maioria dos pacientes a possibilidade de realizar um antigo desejo: malhar, seja na academia ou ao ar livre, intercalando musculação e exercícios aeróbicos. A musculação é essencial para prevenir a perda excessiva de massa muscular em situações de perda de peso acelerado, colaborando ainda para redução do excesso de pele e flacidez. Já os exercícios aeróbicos são importantes para a perda de calorias.

 

A Cepelli é uma clínica que atua em Florianópolis, Santa Catarina, desde 2013, e recebe e trata pacientes com indicação de bariátrica. Com amplos recursos tecnológicos em saúde e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, buscamos o atendimento de qualidade e humanizado, a fim de personalizar cada tratamento visando a pronta recuperação e reinserção do paciente aos seus meios de convívio familiar, social e profissional.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar