Pós-bariátrica: saiba tudo sobre a cirurgia reparadora

Pós-bariátrica: saiba tudo sobre a cirurgia reparadora

Publicado em 27 de agosto de 2020

Indicada para retirada do excesso de pele em determinadas áreas do corpo, pós-bariátrica é um longo processo na vida do paciente

 

Cirurgias reparadoras visam, como o próprio nome sugere, reparar alguma região do corpo humano, a fim de trazer benefícios para o paciente. Em se tratando da pós-bariátrica, todo o processo deve ser tratado com bastante cautela e cuidados, uma vez que ela só é indicada quando o pós-operatório da cirurgia bariátrica findar. Este prazo varia entre os indivíduos, mas em média leva de um a dois anos para estabilização do peso.

 

Deformidades no corpo impactam nos aspectos físico e emocional do paciente, o que demanda acompanhamento de equipe multidisciplinar antes e depois das cirurgias.

 

Qualquer intervenção cirúrgica, por si só, traz riscos, mesmos que mínimos, para uma pessoa. Em se tratando de operações que alteram a questão física do paciente, o preparo mental deve ser ainda maior, uma vez que novos hábitos precisarão ser incorporados ao cotidiano. Saiba mais sobre a pós-bariátrica, que visa principalmente a retirada do excesso de tecido, para auxiliar o paciente na locomoção e no contorno corporal:

 

Indicação

A intervenção é indicada para casos de grande perda de peso que ocasiona excesso de pele em braços, pernas e região abdominal, principalmente. Porém, é preciso ter o peso estabilizado antes de se submeter a cirurgia pós-bariátrica, pois se após a intervenção o peso continuar caindo, a operação deverá ser repetida para que a flacidez e o excesso de tecido não voltem a fazer parte do corpo. Obviamente, é preciso estar saudável e apto clinicamente e sem queixas sobre anemia ou alterações vitamínicas;

 

Procedimentos

A avaliação do cirurgião é um dos passos principais para a definição da intervenção. A pós-bariátrica pode ser realizada em braços flácidos, mamas achatadas, saliências no abdômen e nas costas, nádegas e coxas flácidas e até mesmo no rosto para diminuir a papada. Em praticamente todos estes procedimentos, no pós-operatório são usadas bandagens elásticas para dar sustentação à pele, auxiliando no novo contorno corporal. O acompanhamento médico é essencial para a recuperação do paciente nesta fase, com apoio de equipe multidisciplinar, incluindo psicólogo, nutricionista e endocrinologista, entre outras especialidades;

 

Qualidade de vida

O principal objetivo da cirurgia e do tratamento pós-bariátrica é devolver ao paciente a qualidade de vida necessária para voltar com normalidade aos meios de convivência, seja familiar, social ou profissional. A eliminação da flacidez e do excesso de tecidos trazem melhorias à locomoção e produzem grande efeito para a autoestima dos pacientes. É preciso, no entanto, a consciência de que novos hábitos alimentares e de exercícios precisam ser colocados em prática.

 

A Cepelli é uma clínica que atua em Florianópolis desde 2013. Entre nossas especialidades, oferecemos a cirurgia plástica pós-bariátrica aos pacientes com indicação, em um ambiente com infraestrutura, equipe altamente capacitada e recursos tecnológicos de última geração em saúde.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar