Cirurgia bariátrica: uma ajuda no tratamento para obesidade
Entenda por que a cirurgia bariátrica é indicada para tratar pacientes obesos
A obesidade acomete milhões de pessoas ao redor do mundo e tem sido um dos fatores de grande risco para a contaminação do Coronavírus. Quando a obesidade atinge o grau 3, a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda a cirurgia bariátrica.
Quem pode passar pela cirurgia bariátrica?
Somente pacientes com índice de massa corporal (IMC) superior a 35 Kg/m² e com complicações como diabetes, hipertensão, problemas articulares, apnéia do sono, entre outros. Nesses casos, são recomendados exames pré-operatórios e avaliação psicológica, para que o médico conheça melhor o estado de saúde física e mental do paciente e verifique se ele está preparado para fazer a bariátrica. Entenda quais outros aspectos envolvem a enfermidade:
O procedimento
A cirurgia bariátrica se divide em três tipos básicos, sendo restritivas, disabsortivas e mistas. Nos procedimentos restritivos, a operação reduz a quantidade de alimento que o estômago é capaz de receber, induzindo a sensação de saciedade. Já nas disabsortivas, o tamanho e a capacidade do estômago são alterados, além da absorção dos alimentos pelo intestino delgado. Quanto às mistas, como o próprio nome sugere, devem seguir a recomendação médica para cada caso;
Os benefícios
O tratamento de cirurgia bariátrica está associado à melhoria da qualidade de vida de um indivíduo além da perda de peso. A reboque do emagrecimento, todas as doenças relacionadas à obesidade podem regredir, como a pressão alta e a diabetes já citadas, além da normalização dos níveis de ácido úrico e lipídeos sanguíneos no organismo.
A alimentação
Pacientes devem ser monitorados ao longo de toda vida após realizar cirurgia bariátrica. Isso é necessário para uma dieta rica e variada, a fim de evitar anemias e deficiências de nutrientes, como ferro, vitamina B12 e D, cálcio e ácido fólico, entre outros. Sendo assim, a mudança de hábitos alimentares é primordial para minimizar o risco de complicações posteriores;
O pós cirúrgico
No pós-bariátrico, pacientes que apresentarem grande perda de peso devem passar por uma cirurgia plástica para retirada de excesso de pele. A indicação depende de avaliação e acompanhamento médico constante, mas em regra ela pode ocorrer após dois anos da cirurgia bariátrica.
A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis desde 2013. Recebemos e tratamos pacientes com indicação para cirurgia bariátrica e cirurgia plástica pós-bariátrica, entre outras especialidades. Para isso contamos com equipe médica altamente capacitada, atendimento humanizado e tecnologia de ponta na área de saúde. Agende sua consulta!
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras