cirurgias-infantis-o-que-e-fimose-cepelli

Cirurgias infantis: O que é fimose?

Publicado em 6 de abril de 2021

Uma das cirurgias infantis mais comuns na infância é a fimose. Entenda como ela é e quais são suas consequências

A fimose é o estreitamento do prepúcio, o que causa dificuldade ou impossibilidade de expor a cabeça do pênis, provocando dor e desconforto nas relações sexuais e diversas dificuldades ao sexo masculino. Em geral, até os seis meses de vida, é natural que apenas 20% dos meninos exponham totalmente a glande, por isso, a fimose acaba sendo uma das cirurgias infantis mais comuns.

Como funcionam as cirurgias infantis para problemas de fimose?

É muito comum crianças e bebês apresentarem fimose na infância. Os pais precisam ficar atentos para saber se a criança está ou não com fimose, ou seja, é preciso levar a criança até um, que vai dar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que pode levar a cirurgia. Entenda como é feito todo o processo:

Diagnóstico

Pediatras, cirurgiões ou urologistas pediátricos são os especialistas responsáveis pelo exame físico e que dão o diagnóstico. A fimose é causada pela falha no prepúcio em se soltar durante o crescimento e pode ser consequência de infecções, inflamações, traumas ou doenças dos órgãos genitais, o que leva ao tratamento cirúrgico.

Sintomas

Os principais sintomas da fimose são vermelhidão e inchaço do pênis, no caso das crianças. Já para os adultos, além desses sintomas, podem surgir também incômodo ao urinar, dor durante a ereção, secreções no pênis e, em alguns casos, sangramento. Esses sintomas já indicam a necessidade de uma cirurgia.

Tratamento

A cirurgia é indicada para corrigir o problema e facilitar a higiene do pênis, diminuindo o risco de possíveis infecções do prepúcio e da glande. Os pediatras podem indicar também algumas pomadas para amolecer o tecido do prepúcio e afinamento da pele com exercícios no prepúcio.

A cirurgia de fimose, também conhecida como circuncisão ou postectomia, consiste na retirada do excesso de pele na região e dura cerca de uma hora, com anestesia. Ela deve ser feita em crianças, antes de chegarem à adolescência, para evitar maiores problemas.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está preparada para efetuar cirurgias infantis muito comuns em crianças de diversas idades. Agende hoje mesmo a consulta do seu filho e cuide da saúde dele!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar