Fimose: o que é, diagnóstico e como tratar

Fimose: o que é, diagnóstico e como tratar

Publicado em 10 de abril de 2020

Desconforto e dificuldade maior de expor a glande são algumas das consequências da fimose

O pênis é recoberto por uma pele denominada prepúcio. Ocasionalmente, o prepúcio impede que a cabeça do pênis, chamada glande, seja exposta. Quando isso ocorre, a criança, ou até mesmo o homem adulto, não conseguem exteriorizar a glande. Saiba mais sobre a fimose:

 

O que é: a fimose é, portanto, o estreitamento do prepúcio, o que causa dificuldade ou impossibilidade de expor a cabeça do pênis. Desconforto e dor nas relações sexuais são consequências comuns nas pessoas do sexo masculino.

De uma forma geral, até os seis meses de vida, é natural que apenas 20% dos meninos exponham totalmente a glande. Porcentagem que sobe para 90% aos três anos;

 

Diagnóstico: o veredicto deve ser dado por pediatras, cirurgiões ou urologistas pediátricos. Esses são os especialistas responsáveis pelo exame físico. É importante ressaltar que a fimose é causada pela falha no prepúcio em se soltar durante o crescimento. Pode ser ainda consequência de infecções, inflamações, traumas ou doenças dos órgãos genitais, o que leva ao tratamento cirúrgico;

 

Sintomas: vermelhidão e inchaço do pênis estão entre os sintomas, assim como incômodo durante o ato de urinar. Dor durante a ereção, secreções no pênis e em alguns casos até mesmo sangramento são outros fatores que indicam a necessidade de cirurgia de fimose; 

 

Tratamento: a cirurgia é indicada para corrigir o problema e facilitar a higiene do pênis e diminuir o risco de infecções do prepúcio e da glande. As relações sexuais, antes incômodas, também se tornam mais confortáveis para o homem. Pediatras também podem indicar pomadas para amolecer o tecido do prepúcio e afinamento da pele, com exercícios no prepúcio.

 

A cirurgia de fimose, também chamada de circuncisão ou postectomia, consiste na retirada do excesso de pele na região. Dura cerca de uma hora, com anestesia, e deve ser efetuada na idade infantil, antes da adolescência, quando as ereções são mais frequentes. O paciente retorna à rotina normal em três ou quatro dias.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está preparada para efetuar as doenças cirúrgicas mais comuns na criança.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgias Pediátricas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar