como-as-queimaduras-podem-deixar-sequelas-em-criancas-pequenas-cepelli

Como as queimaduras podem deixar sequelas em crianças pequenas?

Publicado em 29 de junho de 2021

Cuidado com pequenas queimaduras, pois elas podem deixar sequelas nas crianças

Crianças são imprevisíveis e podem se machucar o tempo todo. As queimaduras são um dos acidentes mais comuns entre elas e podem ocorrer dentro de casa, de diversas maneiras, como contato com ferro de passar, água fervendo, fogão, produtos químicos, etc. As queimaduras são lesões prevalentes na faixa etária pediátrica e podem resultar em diversas sequelas como o desenvolvimento de cicatriz patológica derivada de lesões térmicas profundas.

Sequelas de queimaduras em pacientes pediátricos:

Em grande parte dos casos, as queimaduras não causam cicatrizes e sequelas importantes à criança, mas as cicatrizes patológicas podem se desenvolver, determinando alterações psicossociais, como alteração no déficit de desenvolvimento, na fala e na interação com outras pessoas. Veja como funciona o método utilizado pelos médicos em casos como esse:

Estudos

Estudo transversal analítico, realizado por meio de censo, com dados de 123 prontuários de pacientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, admitidos entre setembro de 2007 a agosto de 2009. Os dados foram coletados por meio de protocolo com questões relacionadas ao perfil sociodemográfico, tipo e fatores associados à presença de sequelas físicas. Os resultados foram analisados descritivamente. Testes de associação foram realizados com o qui quadrado ou prova exata de Fisher. Entre em contato com o Centro Clínico avançado de tratamento de Feridas e Queimaduras Clínica Cepelli.

Resultados

Queimaduras foram mais evidenciadas entre crianças de 0 a 6 anos, em ambiente intradomiciliar, principalmente na cozinha. Os acidentes acontecem por meio de líquidos aquecidos e com superfície corporal total queimada menor que 10%. A sequela mais prevalente foi a cicatriz hipertrófica (56,3%). Sequelas físicas foram mais prevalentes na faixa etária de 6 a 12 anos. Cerca de 75% das queimaduras ocorreram em ambiente extra domiciliar e em todas as queimaduras com SCTQ maior que 30%. Dentre as queimaduras de 3° grau, 75,8% apresentaram sequelas, bem como 64,3% causadas por agentes inflamáveis (68,8%) quando o tratamento inicial foi cirúrgico.

Conclusão

Sequelas foram encontradas em 39,8% dos pacientes. A presença de sequelas físicas correlacionou-se significativamente com: Faixa etária de 6 aos 12 anos, ambiente extradomiciliar SCTQ maior que 30%, 3º grau, agentes inflamáveis e tratamento inicial cirúrgico.

A Cepelli oferece tratamentos especiais para crianças em nossa clínica. Nossos profissionais são especializados em queimaduras e cirurgias comuns na infância e vão receber e cuidar do seu filho até no pós operatório, para que tudo ocorra bem. Conheça a estrutura do centro clínico Cepelli e veja como somos preparados para receber e cuidar dos seus pequenos!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar