como-funciona-o-tratamento-para-ulceras-de-pressao-cepelli

Como funciona o tratamento para úlceras de pressão?

Publicado em 25 de março de 2021

O tratamento para úlceras de pressão é clínico e deve ser acompanhado por um médico

As úlceras de pressão são lesões que afetam muito a qualidade de vida do paciente se não forem adequadamente tratadas, pois apresentam um sério risco de morte. As feridas são muito comuns em pacientes acamados, devido à falta de oxigenação da pele e falta de movimentação, porém é curável e tratável.

Veja como funciona o tratamento para úlceras de pressão

Os principais sintomas das úlceras de pressão são temperatura elevada, coloração avermelhada, sensibilidade e, às vezes, rompimento do tecido. Geralmente os locais mais comuns da úlcera de pressão são os calcanhares, cotovelos, região da lombar, costas e cabeça. Veja abaixo como é feito o tratamento:

Tratamento da dor

É importante saber que a dor tem que ser controlada com anti-inflamatórios e antibióticos e nunca através da sedação, pois a sedação causa mobilização, tudo o que aumenta ainda mais os riscos das úlceras de pressão. O paciente precisa ter oxigenação no local da ferida!

Controle da infecção

As úlceras de pressão devem ser continuamente avaliadas para sinais de infecção bacteriana. Observe se há mau cheiro, calor, febre e contagem de leucócitos elevada na região das feridas. Caso a resposta seja sim, a infecção pode ser tratada topicamente com agentes como sulfadiazina de prata e mupirocina, que deverão ser administradas por um profissional da saúde.

Higiene

Manter as feridas sempre limpas, com curativos que contenham espuma para mantê-la úmida, ajuda na cicatrização da ferida, que também precisa receber oxigenação. O tratamento pode durar de 2 a 4 semanas.

Cirurgia

A cirurgia só é necessária caso a ferida esteja em um estágio muito avançado, que ocorre quando o tecido da pele está extremamente danificado no qual os ossos já estejam aparecendo. Em casos assim, é feito um enxerto com pele do próprio paciente.

A Clínica Cepelli é especializada em tratamento de úlcera de pressão e outros problemas de pele como queimaduras, por exemplo. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar