como-preparar-pais-e-filhos-para-que-encaram-com-naturalidade-qualquer-cirurgia-pediatrica-cepelli

Como preparar pais e filhos para que encaram com naturalidade qualquer cirurgia pediátrica?

Publicado em 30 de março de 2021

Saiba como os médicos preparam a mente das crianças e adultos diante de qualquer cirurgia pediátrica

Você sabia que o apoio do médico é essencial para que pais e filhos estejam tranquilos para passar por qualquer cirurgia pediátrica? Sim… o médico apoia os pais, que ajudam no mesmo apoio aos filhos, que podem se sentir amedrontados diante da ideia de passar por uma cirurgia. Entenda como deve ser feito esse apoio!

Cirurgia pediátrica é comum e deve ser encarada com naturalidade:

Entre hérnias inguinais e umbilicais, fimose, testículo não descido, hidrocele e algumas outras enfermidades, cirurgias infantis acabam sendo muito comuns, inclusive nos primeiros meses e anos de vida. Nesses casos, a postura do médico é fundamental para conseguir tratar a situação com naturalidade e transmitir segurança aos pais, que também deverão transmitir a mesma segurança aos filhos. Veja abaixo como funciona esse apoio:

O risco

Não importa o grau do problema, qualquer procedimento cirúrgico apresenta risco, mesmo que mínimo. Seja da anestesia, infecções, hemorragias, etc. Todos esses procedimentos deixam o paciente vulnerável e devem ser muito bem feitos, para que evite maiores problemas na mesa cirúrgica. Diante disso, com as crianças, que são emocionalmente instáveis, o trabalho de cirurgiões pediátricos, dos pais e de toda a equipe médica, pode fazer toda diferença.

Cirurgião pediátrico

Como o maior responsável pela intervenção, o cirurgião pediátrico precisa ser claro e objetivo com os pais, tirando todas as suas dúvidas e também precisa agir com sinceridade e carinho com a criança, para deixá-la o mais confortável possível e fazê-la confiar nele.

Pais ou responsáveis

Já os pais também devem receber apoio e esclarecimento do cirurgião pediátrico e, com isso, precisam apoiar e acompanhar seus filhos o tempo todo também. O pré-operatório, por exemplo, pode exigir consultas médicas e exames, por isso é importante um acompanhamento completo por parte dos

pais. Além disso, os pais são as pessoas que mais transmitem confiança e segurança à criança, por isso, não é bom que demonstrem medo e insegurança.

Equipe multidisciplinar

Em certas ocasiões, a presença de psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e equipe de enfermagem pode ser necessária. Dessa forma, a equipe inteira que estará envolvida na cirurgia, pode fazer a diferença. Os psicólogos, por exemplo, podem tratar a ocasião de maneira mais lúdica e envolver as crianças em um ambiente mais calmo e seguro.

A Cepelli atua em Florianópolis desde 2013 e se destina também ao público infantil. Atendemos e tratamos recém nascidos e crianças que necessitam de alguma cirurgia pediátrica, com consultas de especialidades, pequenas cirurgias e procedimentos cirúrgicos de urgência.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

Voltar