conheca-os-metodos-de-tratamento-de-escaras-em-idosos-cepelli

Conheça os métodos de tratamento de escaras em idosos

Publicado em 1 de abril de 2021

Como é feito o tratamento de escaras em pacientes idosos? Conheça os métodos mais utilizados

As escaras, ou úlceras de decúbito, são apenas uma das formas de úlceras de pressão que possuem uma crosta preta ou parte necrótica sobre a ferida. Muito comum nas nádegas, cotovelos, região sacra, o tronco e o calcâneo, elas aparecem após traumas, desnutrição e falta de movimentação. Nesses casos, a região de tecido mole fica por muito tempo comprimida entre uma estrutura óssea e uma superfície dura, o que pode trazê-la à tona. Veja abaixo como funciona o tratamento de escaras:

O tratamento de escaras em idosos possui duas formas:

As escaras são muito comuns em idosos, mas também podem atingir pacientes paraplégicos e hospitalizados, pois nesses estados, eles ficam mais vulneráveis. De forma geral, o tratamento de escaras inclui a remoção do tecido morto, a limpeza da ferida com soro fisiológico, a aplicação de produtos e remédios que facilitam a cicatrização e a colocação de um curativo sobre a pele. Veja abaixo duas formas de tratar as escaras em pacientes idosos:

Procedimento a laser

Usar um aparelho a laser, de baixa intensidade, pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea do local e acelerar a cicatrização. Esse procedimento deve ser feito por um enfermeiro ou fisioterapeuta.

Usar pomada

Se quiser cicatrizar as escaras mais rapidamente, esse é o procedimento certo a ser feito. Existem pomadas e óleos especiais que podem ser encontrados nas farmácias e podem ser aplicados em escaras superficiais para tratá-las ou preveni-las. Uma ótima forma de prevenção é usar creme hidratante na pele também.

Alívio de pressão

Em alguns casos, o tratamento de escaras superficiais em idosos ou pacientes acamados pode ser feito apenas com o alívio da pressão no local. Basta virar a pessoa de 3 em 3 horas.

Prevenção

Sim, as escaras podem ser prevenidas com cuidados importantes em relação aos idosos. Coloque almofadas ou espumas sobre os locais onde a pele deles fica vermelha rapidamente, verifique todos os dias se não há feridas em algum lugar do corpo, utilize um colchão especial, conhecido como “colchões cascas de ovo” e mantenha a boa higiene de lençóis, edredons, cobertores, etc.

A Cepelli atua em Florianópolis desde 2013, oferecendo todo suporte a pacientes no tratamento de escaras, feridas em geral e queimaduras. Para isso, contamos com profissionais qualificados, estrutura preparada, recursos de saúde e atendimento personalizado. Agende sua consulta.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar