cuidados-com-as-escaras-em-idosos

Cuidados com as escaras em idosos

Publicado em 13 de julho de 2021

Entenda como funcionam os cuidados com as escaras em idosos e acamados

As escaras, também conhecidas como úlceras de pressão ou úlceras de decúbito, são lesões na pele ou tecido subjacente que normalmente ocorrem em pacientes idosos ou acamados, como resultado da pressão na parte do corpo que passa a maior parte do tempo sem movimentação. Entenda como funcionam os cuidados com as escaras em idosos!

Cuidados com as escaras! Elas devem ser evitadas

Para prevenir as escaras, algumas medidas devem ser tomadas. Tais como mudar de posição a cada 2 ou 3 horas, inspeção de áreas vulneráveis do corpo, manter a higiene corporal do paciente em dia, manter o paciente hidratado e bem alimentado, massagear o corpo do paciente para a circulação do sangue, trocar as roupas de cama do paciente e fazê-lo se exercitar sempre que possível. Mas, caso as escaras já tenham aparecido, como deve ser o tratamento?

Avaliação da ferida

Antes de mais nada, o médico avaliará a ferida da pele, para confirmar se são realmente escaras ou não. O profissional levará em conta sua forma e dimensão, onde está localizada, profundidade da ferida e tipo de tecidos presentes, situação em volta da ferida, manifestação de dor no paciente, estado microbiano da ferida, etc.

Tratamento inicial

O tratamento para as escaras em idosos deve seguir alguns passos. Após a avaliação, o médico verá se houve o rompimento da pele do paciente. Caso a região esteja apenas vermelha, deve-se massagear a região com óleos ou cremes hidratantes. Mas, se a ferida se rompeu, o ideal é lavá-la com soro fisiológico 0,9% morno, aplicar os remédios e produtos para pele prescritos pelo médico e fazer o curativo.

Exposição da ferida

Uma boa dica para acelerar a cicatrização das escaras é colocá-las expostas ao sol ou à luz infravermelha pelo menos 15 minutos por dia, pois o calor promove a vasodilatação, o que aumenta o oxigênio aos tecidos feridos e agiliza a cicatrização.

O que não fazer

Em alguns casos, bolhas podem aparecer junto com as feridas. Nesses casos, jamais estoure as bolhas! Em lesões com pus, alguns medicamentos diferentes podem ser indicados, mas jamais utilize receitas caseiras sem prescrição médica, pois podem agravar ainda mais a situação.

A Cepelli atua em Florianópolis desde 2013, oferecendo todo suporte a pacientes no tratamento de escaras, feridas em geral e queimaduras. Para isso, contamos com profissionais qualificados, estrutura preparada, recursos de saúde e atendimento personalizado. Agende sua consulta.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar