dicas-para-evitar-manchas-apos-queimaduras-leves-cepelli

Dicas para evitar manchas após queimaduras leves

Publicado em 15 de abril de 2021

Sofreu queimaduras leves? Veja dicas do que fazer para evitar manchas de queimaduras sobre a pele

Queimaduras são perigosas e podem deixar muitas sequelas em nosso corpo, tanto por dentro quanto por fora. Porém, existem queimaduras mais leves, de primeiro grau, que são facilmente tratáveis. Mas, se você não se atentar a elas, algumas manchas podem ficar na sua pele para sempre.

Cuide da sua pele após sofrer queimaduras

Se você seguir alguns cuidados com a sua pele, como uso do protetor solar, e o uso contínuo de hidratantes de qualidade, por exemplo, poderá evitar mais facilmente o aparecimento de marcas e cicatrizes de queimaduras sobre a pele, seja pelo fogo, contato com produtos químicos, contato com líquido quente, limão, alho e até exposição excessiva ao sol. Veja alguns truques para evitar manchas de queimaduras sobre a pele:

Lavar com água fria

Se queimou? Então coloque a área lesionada imediatamente sobre água corrente e deixe que ela esfrie a região por alguns minutos, diminuindo a temperatura da pele, o que impede que a queimadura atinja camadas mais profundas da pele e cause manchas e cicatrizes.

Evite contato com fontes de luz e calor

Se você se queimar, evite permanecer em locais muito quentes ou com contato direto com fontes de luz e calor. Evite se expor ao sol, cozinhar, entrar em carro quente estacionado embaixo do sol, etc, pois isso emite radiação infravermelha e mancha a sua pele, prejudicando a sua recuperação.

Use protetor solar

Essa é uma das melhores dicas. Usar protetor solar mantém a região queimada protegida dessas ondas de calor e luz que podem causar manchas na pele. Atente-se para retocar a cada 2 horas, principalmente sobre a região queimada por pelo menos 6 meses, todos os dias.

Curativos

Essa é uma ótima opção caso a queimadura seja de segundo grau, ou seja, caso tenha levantado bolhas e causado feridas. Nesse caso, para proteger a região, faça um curativo sobre a pele com gaze e material estéril, trocando todos os dias, após o banho. Muito cuidado com os medicamentos que vai passar na ferida, pois ele pode ajudar ou prejudicar ainda mais a pele.

Conheça a Cepelli, clínica especialista em queimaduras que fica localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Os primeiros socorros para pacientes queimados são essenciais, mas os nossos profissionais vão ajudá-los a se recuperar rapidamente, através de tratamentos avançados para queimaduras. Portanto, em casos de emergência, aja rapidamente e traga o paciente até nós!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar