nada-de-gelo-e-pasta-de-dente-saiba-como-agir-em-caso-de-queimaduras-cepelli

Nada de gelo e pasta de dente: Saiba como agir em caso de queimaduras

Publicado em 23 de março de 2021

Cuidado ao iniciar tratamentos caseiros para queimaduras. Eles não são eficientes e podem prejudicar ainda mais a lesão

Os antigos costumavam acreditar que alguns ingredientes caseiros eram bons para tratar queimaduras. Mas, o que eles não sabiam, é que esses tratamentos caseiros podem prejudicar ainda mais a lesão, por isso não são indicados!

Cuidado com os ingredientes caseiros para tratar queimaduras!

Tomar decisões erradas na hora de um acidente que envolve queimaduras pode tornar a lesão ainda mais grave. Por isso, conheça os procedimentos necessários para os primeiros socorros e coloque-os em prática, caso presencie algum acidente assim. Veja abaixo como fazer:

Como pode acontecer

Em resumo, as queimaduras são lesões provocadas após uma forte onda de calor ou frio atingir a pele através do fogo, sol, frio congelante, corrente elétrica, radiação, contato com produtos químicos e até contatos com algumas plantas e animais como as urtigas ou águas-vivas.

O que fazer

Se você presenciar um acidente que envolve queimadura, atenção para os primeiros socorros: Jamais inicie qualquer tratamento caseiro com pasta de dente, gelo, farinha ou coisas do tipo, pois eles podem prejudicar ainda mais a lesão. O gelo, por exemplo, só vai ajudar a queimar ainda mais a pele. Nunca retire tecidos grudados na lesão, pois, ao arrancá-los, você poderá agravar ainda mais a situação, pois a pele provavelmente sairá junto. Para aliviar a dor da vítima, despeje água corrente sobre as feridas e leve-a a um hospital o mais rápido possível.

Os tipos mais comuns de queimaduras: Existem três tipos mais comuns de lesões por queimaduras. São eles:

Térmicas

provocados por fontes de calor como o fogo, vapores, contato com objetos ou líquidos quentes e excesso de exposição ao sol;

Químicas

provocadas pelo contato da pele ou das roupas com substâncias químicas e corrosivas, como o ácido, por exemplo.

Elétricas

ocorre quando uma pessoa tem contato direto com alguma descarga elétrica, o que causa queimaduras internas e externas também.

A Cepelli é uma clínica especialista em queimaduras que fica localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Os primeiros socorros para pacientes queimados são essenciais, mas os nossos profissionais vão ajudá-los a se recuperar rapidamente, através de tratamentos avançados para queimaduras. Portanto, em casos de emergência, aja rapidamente e traga o paciente até nós!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar