inchaco-nas-pernas-conheca-algumas-das-principais-causas

Inchaço nas pernas? Conheça algumas das principais causas

Publicado em 27 de abril de 2021

Cuidado com o inchaço nas pernas e tornozelos! Eles podem indicar problemas graves

Apesar de comum, o inchaço nas pernas pode ser um sinal de doenças crônicas, por isso, todo cuidado é pouco e, ao menor sinal desse inchaço, o médico deve ser consultado. Hoje, falaremos sobre as possíveis causas desse inchaço e como tratá-los!

Algumas causas para o inchaço nas pernas

Na maioria dos casos, os inchaços acontecem devido ao acúmulo de líquido, decorrente da má circulação do sangue que pode acontecer por uma série de motivos como por exemplo a baixa mobilidade, uso de alguns remédios, doenças crônicas e, em alguns casos, inflamações após alguma pancada ou infecção. Conheça outras causas que contribuem para o inchaço das pernas:

Muito tempo sentado ou muito tempo em pé

Não importa qual deles seja, passar horas sentado ou em pé dificulta o trabalho das veias das pernas em transportar o sangue de volta ao coração, o que pode causar inchaço nas pernas ao longo do dia. Se trabalha sentado, levante-se de vez em quando para dar uma volta. Mas, se trabalhar de pé, descanse em alguns intervalos durante o dia. Uma ótima dica é se alongar também!

Gestação

Mulheres grávidas geralmente sofrem com inchaço nas pernas. Isso ocorre devido ao aumento da quantidade de sangue no organismo e também devido ao crescimento do útero, que acaba dificultando a circulação desse sangue e promovendo seu acúmulo. Se estiver gestante, use meias de compressão e faça caminhadas leves durante o dia para que o sangue circule com mais facilidade. Outra dica legal é usar um travesseiro alto para levantar as pernas enquanto estiver deitada e um banquinho para elevar as pernas enquanto estiver sentada.

Envelhecimento

Pessoas da terceira idade também sofrem com o inchaço das pernas. Isso acontece pois as válvulas presentes nas veias das pernas acabam se tornando mais fracas conforme a idade, o que dificulta o retorno do sangue para o coração e provoca seu acúmulo nas pernas. Por isso, se for idoso ou cuidar de algum, o ideal é dormir ou sentar com as pernas elevadas e, em casos mais graves, procurar um médico para avaliar se o inchaço nas pernas não pode ser problema de pressão alta ou outras comorbidades.

Sofre de inchaço nas pernas e outros problemas como feridas crônicas, varizes ou úlceras? Procure a Cepelli, clínica especialista em queimaduras e tratamento de feridas e pequenas cirurgias em geral. Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar