qual-o-papel-das-meias-no-tratamento-de-trombose-venosa-profunda-cepelli

Qual o papel das meias no tratamento de trombose venosa profunda?

Publicado em 25 de fevereiro de 2021

Qual o benefício das meias compressivas para o tratamento de trombose venosa profunda?

Você já deve ter ouvido falar em meias de compressão. É muito comum encontrá-las em farmácias ou lojas que vendem produtos médicos. As meias de compressão são utilizadas para o tratamento de trombose venosa profunda e também para a sua prevenção!

É possível utilizar meias compressivas para outros fins que não seja o tratamento de trombose venosa profunda?

Sim! As meias de compressão fazem uma pressão suave na altura do tornozelo e assim ajudam o sangue a fluir, o que evita a trombose venosa profunda e qualquer outro problema de circulação que o paciente possa ter.

Como atua

A movimentação da perna aliada a pressão da meia, ajuda o sangue a fluir das veias superficiais para dentro das veias profundas e então retornar para o coração. É essa circulação do sangue que reduz o risco de coágulos nas veias profundas das pernas, o que pode ser terrivelmente fatal, caso o coágulo se solte das veias e entre nos pulmões. Por isso, o uso da meia é recomendado antes e depois de cirurgias e durante o tratamento de trombose venosa profunda.

Prevenção

O ditado “melhor prevenir do que remediar” faz total sentido quando falamos de trombose venosa profunda. As meias de compressão são utilizadas durante o tratamento, mas também podem ser solicitadas pelos médicos para prevenir a formação de coágulos, que pode acontecer com facilidade após alguns tipos de cirurgias, por exemplo, onde podemos ficar acamados por um tempo ou passar muito tempo na mesma posição.

Quem corre maior risco

Depende muito! Pessoas com mais de 40 anos que são obesas, usam anticoncepcionais, sedentárias, fumantes e grávidas têm muitas chances de desenvolver a trombose venosa profunda, por isso podem precisar das meias de compressão. Além disso, pessoas com histórico de trombose na família ou que trabalham a maior parte do tempo sentadas ou em pé, como o caso de motoristas, seguranças, garçons, secretárias, cabeleireiras, etc, podem ter mais facilidade também e precisam se cuidar!

Quais os tipos de meias

O médico vai analisar a situação e a saúde de cada paciente e vai indicar o tipo de meia de compressão que mais se adequa a ele, naquele momento. Os níveis de compressão podem variar de acordo com a gravidade da doença, passando de meias de compressão suave, para média compressão e indo até meias de alta compressão. No caso das meias de prevenção, não há essa mudança.

Entendeu como funciona o uso das meias de compressão e sua importância para a prevenção e tratamento de trombose venosa profunda? A Clínica Cepelli, centro clínico de Florianópolis, dispõe de atendimento médico especializado para receber pacientes com trombose venosa profunda, queimaduras, varizes, cirurgias bariátricas, entre outros. Atuamos desde 2013 unindo tecnologias de última geração à humanização dos processos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar