Cirurgias bariátricas

Por que as cirurgias bariátricas não devem ser feitas para qualquer um?

Publicado em 18 de fevereiro de 2021

As cirurgias bariátricas envolvem uma série de procedimentos delicados e deve ser acompanhada por um médico o tempo todo

Independente do que seja, qualquer intervenção cirúrgica, por si só, oferece riscos à saúde do paciente e deve ser acompanhada de perto por médicos e profissionais da saúde. Com as cirurgias bariátricas não é diferente.

Porque as cirurgias bariátricas são tão delicadas?

As cirurgias bariátricas provocam grandes alterações físicas e psicológicas no paciente, por isso deve ser monitorada de perto, antes, durante e após o procedimento cirúrgico. Não são todas as pessoas que encontram necessidade e que podem passar por esse tipo de procedimento. Somente pessoas com IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades; pessoas com IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; e pessoas com IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que sejam classificadas como “grave” por um médico podem realizar o procedimento cirúrgico. Entenda os riscos:

Possíveis consequências

As cirurgias bariátricas mexem tanto com o estado físico e psíquico do paciente que podem causar lesões muito graves caso o tratamento não seja efetuado corretamente. É possível que o paciente desenvolva fragilidades nos ossos, osteoporose precoce, perda dos dentes, anemia e até deficiências neurológicas. A má alimentação, o sedentarismo e a falta de nutrientes podem levar o paciente a sérios problemas de saúde. Por isso o acompanhamento do médico desde o início é fundamental.

Alimentação errada

A cirurgia bariátrica ajuda a reduzir peso e auxilia no controle de outras doenças, como hipertensão e diabetes. Porém, se o paciente não comer corretamente, conforme as orientações prescritas pelo médico, eles podem voltar a engordar e, ao invés de minimizar ou acabar com algumas doenças, outros problemas de saúde podem surgir. Por isso é preciso entrar com uma dieta restrita antes e após a cirurgia.

Volta do peso

Engordando novamente, o paciente passa a sofrer outras séries de problemas como cansaço, desequilíbrio, pele ressecada, queda de cabelo e unhas quebradiças, ocasionadas pela menor absorção de ferro, cálcio e vitaminas como B12 e D.

Ou seja, o paciente que se encaixa nos IMC´s apresentados acima e deseja se submeter à cirurgia bariátrica deve ter em mente que ele precisará se restringir de muita coisa e se comprometer de verdade com as mudanças que a cirurgia exige antes e depois. É necessário se comprometer física e mentalmente e adquirir novos hábitos, como uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

A Clínica Cepelli atua em Florianópolis/SC e está apta a receber e tratar pacientes com indicação de bariátrica. Para isso, dispomos de equipe multidisciplinar altamente qualificada recursos tecnológicos de última geração em saúde.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar