Bolha de Queimadura

Pode estourar bolha de queimadura?

Publicado em 16 de março de 2023

Uma das grandes discussões sobre a bolha de queimadura é se ela pode ou não pode ser estourada. A área médica especializada costuma ser unânime nesta resposta: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. A bolha, portanto e em primeiro lugar, está ali para proteger a pele, para dar uma espécie de “descanso” machucado. No entanto, há outras questões e mitos que devem ser esclarecidos sobre queimaduras.

O que não fazer em caso de queimaduras

Os riscos de queimadura estão ao nosso redor o tempo todo, e a nossa casa – acredite! – é um dos ambientes mais perigosos, sobretudo para crianças e idosos. Sendo assim, lesões de pele são mais comuns do que se imagina e o quadro pode se agravar com algumas ações impensadas, entre elas estourar bolha de queimadura.

Um dos principais mitos diz respeito às “receitas caseiras”, em que algumas pessoas, no intuito de ajudar, usam pó de café, manteiga, pasta de dente e outros “produtos milagrosos” para atenuar a dor. O efeito é contrário, pois traumas e queimaduras podem se tornar mais graves em contato com as substâncias, causando ainda mais problemas e infecções. 

As bolhas de queimadura em razão da gravidade

É verdade, porém, que nem toda queimadura gera bolha. Queimaduras de primeiro grau, por exemplo, costumam ser secas e não produzem bolhas, melhorando entre 3 e 6 dias, com a descamação da pele, mas sem deixar sequelas. Já em queimaduras de segundo grau, as bolhas são comuns e geram dor, devendo ser drenadas pelo médico. Como servem como curativo biológico, não devem ser retiradas. Sendo assim ,em nenhuma hipótese você deve estourar bolha de queimadura. 

Já nas queimaduras de terceiro grau, podem haver bolhas que causam dor acentuada, uma vez que é o tipo mais grave de queimadura, capaz de atingir todas as camadas da pele, músculos, nervos e ossos. Tanto neste caso, como no anterior, a busca por atendimento de emergência deve ser célere, sob pena de deixar sequelas no paciente, além de riscos sobre sua própria vida. 

A Cepelli é um Centro Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, especialista em lesões da pele. Atuamos em Florianópolis como referência, desde 2013, e desenvolvemos ações educativas sobre o tratamento de queimaduras, como a prevenção e a atuação nos primeiros socorros. 

Além disso, disponibilizamos um ambiente com infraestrutura para a recuperação do indivíduo, com equipe multidisciplinar altamente qualificada, visando todo o suporte na recuperação do paciente. 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado para cirurgia em Pós-Bariátricos

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

Voltar