queimaduras-de-primeiro-grau-merecem-muita-atencao

Queimaduras de primeiro grau merecem muita atenção?

Publicado em 8 de julho de 2021

Cuidado com os acidentes domésticos e evite queimaduras

Qualquer tipo de queimadura, por mais leve que seja, merece nossa atenção. Inclusive as de primeiro grau. As queimaduras são lesões causadas através do contato da pele com superfícies quentes como o foco, um líquido fervendo ou até o contato com alguns produtos químicos que queimam e corroem.

Como cuidar de queimaduras de 1º grau?

As queimaduras de primeiro grau são muito comuns. Uma vez ou outra na vida você pode se queimar com a chapinha, com o vapor quando você abre a tampa da panela, com a travessa quente que acaba de tirar do forno… o único problema, nesse caso, é saber como tratar a queimadura leve e como se cuidar para que o acidente não seja ainda pior. Veja algumas dicas da Cepelli para lidar com queimaduras:

Segurança

Antes de mais nada, vamos te ajudar a deixar a sua casa mais segura para evitar esse tipo de acidentes. Ao usar ferro ou chapinha, experimente usar luvas também, assim evita queimar os dedos. Quando terminar de usá-los, desligue-os e guarde-os imediatamente. Já com o fogão, procure usar luvas na hora de retirar alguma coisa do forno e, antes de abrir a panela retire o rosto de cima. Com as crianças, redobre o cuidado e deixe-as bem longe do da cozinha, ferros, equipamentos eletrônicos, tomadas e produtos químicos.

Em caso de acidentes

Às vezes, por mais que você se cuide e cuide da sua família, acidentes acabam acontecendo. Em casos assim, avalie o grau da queimadura. Se ela for leve, o máximo que fará é deixar a pele avermelhada e irritada. Já se for de segundo grau, podem aparecer bolhas. No caso de queimaduras graves de terceiro grau, pode haver deformidades e derretimento da pele. No caso de queimaduras de segundo e terceiro grau, busque ajuda imediatamente!

Primeiros socorros

Lembre-se sempre de retirar a pessoa do contato com o que a deixou queimada. Se precisar apagar algum fogo, use um pano pesado para abafá-lo, mas jamais jogue água sobre ele. Feito isso, não retire jamais qualquer roupa ou outro tipo de objeto e tecido que tenha grudado na pele da pessoa queimada. Enrole a região em um pano molhado e leve-a até o hospital. Se a queimadura for mais leve, coloque a região queimada em água corrente, pois ela alivia a dor. Além disso, jamais use pomadas ou produtos caseiros para aliviar dor ou cicatrizar a sua pele. O ideal é sempre buscar ajuda imediatamente, para não correr mais riscos à sua saúde.

A Cepelli oferece tratamentos para queimaduras em nossa clínica. Nossos profissionais são especializados em queimaduras e cirurgias, independente do grau da lesão. Conheça a estrutura do centro clínico Cepelli e veja como somos preparados para receber e cuidar dos seus pequenos!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar