tratamento-de-feridas-o-papel-da-cepelli-na-recuperacao-do-paciente

Tratamento de feridas: O papel da Cepelli na recuperação do paciente

Publicado em 29 de abril de 2021

Conheça os procedimentos básicos para tratamento de feridas na Cepelli

Feridas são mais comuns do que pensamos, sendo fáceis de tratar e cicatrizar. Mas, para as pessoas que são parte do grupos de risco, como idosos, crianças e pacientes acamados, o tratamento de feridas exige cuidados muito maiores! Nesse caso, é indicado procurar ajuda médica, para que a ferida não se agrave e provoque infecções pelo corpo.

Entenda como deve ser feito o tratamento de feridas em pacientes mais vulneráveis

Em vários casos de feridas, curativos já são suficientes, mas, além disso, é preciso saber como executar os procedimentos antes e após ele que, por vezes, precisa do auxílio de profissionais da saúde que já estão preparados. Veja abaixo como funciona o procedimento de tratamento de feridas:

Higiene

Caso as feridas sejam superficiais, um pouco de água e sabão neutro já são suficientes para fazer a higiene do local, que deve ser desinfectado. É imperioso lavar bem as mãos antes de mexer na ferida do paciente, ou então a sujeira da mão pode se alojar na ferida, causando infecções sobre a ferida. Após a higiene das mãos e da ferida, deixe a região afetada secar naturalmente. Caso tenha bolhas sobre a ferida, cuidado ao fazer a higiene, para que essas bolhas não estourem e evite fazer “ingredientes caseiros” também.

Curativo

Jamais utilize fita adesiva ou qualquer outro tipo de fita que não seja própria para ser utilizada em procedimentos de saúde. O objetivo do tratamento de feridas é cuidar da lesão com muito cuidado. Então, utilize gazes, ataduras e fitas microporosas e não esqueça as luvas descartáveis!

Cuidados gerais

Após o primeiro atendimento, você provavelmente precisará voltar ao médico algumas vezes para fazer a troca de curativos. Esse é um dos procedimentos comuns que o tratamento de feridas deve ter. Procure sempre obedecer à prescrição médica ou do profissional de saúde e mantenha o local da ferida sempre limpo, para não ocorrer infecções. Em casa, evite tocar os curativos e, se precisar fazer isso, lave sempre as mãos.

Verifique sempre se o profissional da saúde higieniza as mãos e utiliza luvas para mexer nas suas feridas. Outro ponto importante é abrir os materiais de curativo somente na hora da troca desse curativo e não antes.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis, Santa Catarina, como referência desde 2013. Dispomos de equipamentos tecnológicos de última geração aliados ao tratamento humanizado de pacientes por profissionais da área altamente gabaritados.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar