Tratamento de feridas: aprenda as dicas ao lidar com pacientes

Tratamento de feridas: aprenda as dicas ao lidar com pacientes

Publicado em 18 de junho de 2020

Cuidados com a pele, higiene e pronto atendimento são fundamentais para realizar o tratamento de feridas

 

Feridas são lesões na pele causadas por doenças, acidentes ou provocadas em razão de procedimentos realizados. Naturalmente, o tratamento de feridas irá depender da gravidade de cada caso, e o processo de cicatrização pode ser longo e complicado. Sendo assim, a consulta médica com profissionais qualificados é desejável para situações mais extremas.

Visitar um especialista e evitar tratamentos caseiros são ações que estão diretamente ligadas à qualidade e ao tempo de recuperação de pacientes com feridas

Como ciência, a medicina oferece seus protocolos de tratamento para feridas. Contudo, a reparação tecidual é bastante complexa e sofre variação entre pacientes. Por isso é tão importante consultar um especialista. Acompanhe as dicas:

 

Equipe multidisciplinar

Geralmente se associa o tratamento de feridas exclusivamente à médicos e enfermeiras. No entanto, em alguns casos o acompanhamento de outros profissionais não só acelera o processo, mas também é essencial no processo de cicatrização.
Nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos são de extrema valia ao paciente;
 

 

Suporte familiar

Como uma espécie de complemento, pacientes que contam com auxílio da família podem ter melhores resultados na cura das feridas. Isso ocorre porque há casos em que o indivíduo se vê privado e isolado das vidas profissional e social, sofrendo até mesmo preconceito devido à lesão. Além disso, familiares são primordiais para dar o suporte necessário para ministrar remédios, trocar curativos e preparar refeições balanceadas;

 

Avaliação da ferida

Cor, presença de odor, secreção, extensão, localização no corpo, profundidade e pele circundante são aspectos que devem ser avaliados para um correto diagnóstico. Algo que deve ser feito por um profissional. Cabe ao indivíduo leigo, dentro do bom senso comum, avaliar a necessidade ou não de auxílio médico para o tratamento de feridas;

 

“Receitas” caseiras

Jamais, em hipótese alguma, use “receitas” caseiras para tentar curar ou minimizar uma ferida. Ao contrário do que se pensa, essa atitude pode gerar infecção e inflamação no local da lesão. Portanto, não utilize pó de café, pasta de dente, manteiga, açúcar e demais substâncias “milagrosas”. O ideal é encaminhar o paciente a uma clínica de tratamento de feridas.

Curativos em casa

Para feridas que não necessitam de consulta ou avaliação médica, os procedimentos podem ser feitos em casa, mediante alguns cuidados. Lave bem as mãos para evitar contato com bactérias e higienize a ferida com soro fisiológico morno ou água destilada antes de realizar o curativo, que deve ser trocado regularmente.

 

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, dispõe de equipe multidisciplinar, infraestrutura e tecnologia de ponta e atendimento humanizado para receber e tratar pacientes com feridas. Atuamos como referência, desde 2013, em Florianópolis. 

 

    Tags:
Voltar