Tratamento de Queimaduras em Idosos

Tratamento de queimaduras em pacientes idosos!

Publicado em 22 de dezembro de 2020

Como fazer o tratamento de queimaduras em pacientes idosos? Aprenda como proceder imediatamente!

É muito comum as pessoas se queimarem acidentalmente dentro de casa. Porém, as queimaduras se tornam perigosas a partir do momento em que sobem para o segundo grau. Com crianças e idosos, as queimaduras podem ser ainda mais fatais e precisam de uma atenção especial. Por isso, saiba como funciona o tratamento de queimaduras em pacientes idosos!

 

O tratamento de queimaduras é diferenciado em pacientes da terceira idade!

O índice de sobrevida entre os idosos que sofrem queimaduras mais graves é muito menor se comparado aos pacientes mais novos, inclusive crianças. Idosos têm maior dificuldade de cicatrização e sua imunidade geralmente é mais baixa, portanto requerem um cuidado maior e medidas diferenciadas no tratamento de queimaduras. Veja abaixo como proceder em casos de queimaduras em pessoas de idade:

Ligue para a emergência

A primeira coisa que tem a fazer é ligar para a emergência. Se um idoso sofrer queimaduras leves, faça os primeiros socorros e leve-o até o hospital imediatamente. Se a queimadura for mais grave, ligue para a emergência e pergunte como proceder, até que eles cheguem para auxiliar!

Primeiros socorros

Cuidado com a fase de primeiros socorros. Faça exatamente como deve ser feito, sem passar pomadas que não conhece, alimentos como pasta de dente, farinha, etc. Resfrie a área atingida com água corrente – NÃO GELADA – por um período de 5 a 10 minutos. Após o esfriamento, corra com a vítima para a unidade de saúde mais próxima, a fim de evitar problemas mais graves. Não retire nenhum pano que estiver grudado na pele. 

O tratamento

Existem vários tipos de tratamento para feridas de queimaduras em idosos. O mais comum deles consiste em tratar feridas com uma hidratação mais reduzida, com tratamento prolongado e conservador. Mas, em outros casos, a hidratação é mais profunda e agressiva, sendo mais invasiva e às vezes precisando até de enxertia.

Cuidado com as receitas caseiras

Como dissemos antes, as receitas caseiras devem ser evitadas. Jamais passe farinha, pasta de dente, gelo e outras coisas que não sejam receitadas pelos médicos. O mais indicado é levar o paciente idoso até uma clínica especializada em queimaduras, para que ele possa se recuperar corretamente. 

A Clínica Cepelli é especialista em tratamentos de queimaduras e doenças de pele de pessoas de todas as idades, inclusive de idosos. Tratamos nossos clientes com todo o cuidado, oferecendo a eles um tratamento de qualidade, a base de remédios, exames e orientação médica.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar