queimaduras de segundo grau

Tratamento de Queimaduras: o que NÃO FAZER!

Publicado em 3 de dezembro de 2020

Queimou? Cuidado para não inventar soluções para tratamento de queimaduras que prejudiquem ainda mais!

É muito comum escutarmos na internet que passar tal produto caseiro em caso de queimaduras em casa pode ajudar a diminuir a dor e o problema. NÃO CAIA NESSA! Jamais inicie tratamento de queimaduras sem orientação médica! Antes pesquise muito bem e corra o mais rápido possível para um hospital especializado no assunto! 

 

Como saber o que posso ou não posso levar em consideração para tratar queimaduras?

O tratamento de queimaduras é, na maioria das vezes, bastante dolorido e demorado. Se a queimadura for de segundo e terceiro grau, o paciente pode ficar com sérias sequelas, além de ter a parte queimada desfigurada ou com cicatrizes profundas, precisando até de enxertos! Por isso, qualquer coisa que você coloque na pele, após sofrer uma queimadura, pode simplesmente prejudicar ainda mais e não o contrário! Por isso, listamos aqui algumas dicas do que NÃO FAZER em casos de queimaduras: 

Cuidado com as receitinhas de internet

Muito cuidado! A história de passar gelo, manteiga, pomada sem prescrição médica, pasta de dente, etc, em cima da ferida da queimadura está totalmente equivocada. A única coisa que está liberada para passar na queimadura é água corrente em temperatura ambiente! 

Nunca estoure as bolhas

As bolhas se formam para ajudar na cicatrização da pele queimada. Por isso, nunca as fure ou estoure, pois elas servem como um curativo natural que protege o local da lesão. Se furá-la, estará simplesmente expondo o ferimento, fazendo com que aumente o risco de infecção. 

Jamais retire o que estiver grudado com a pele queimada

Se no local da queimadura estiver grudada uma parte da roupa da vítima, por exemplo, nunca tente retirá-la! Se fizer isso, pode acabar piorando ainda mais a lesão e abrindo espaço para infecções ainda mais graves. A melhor solução é molhar a região com água corrente em temperatura ambiente – nunca gelada – até que consiga levar a vítima ao hospital mais próximo ou até que um profissional chegue ao local do acidente!

 

Aqui na Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atuamos como referência na área desde 2013, oferecendo atendimento aos pacientes queimados com equipe médica altamente capacitada e infraestrutura adequada! Estamos localizados em Florianópolis, Santa Catarina.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar