Úlceras no pé diabético quais as ações preventivas e de tratamento

Úlceras no pé diabético: quais as ações preventivas e de tratamento?

Publicado em 4 de agosto de 2022

80% dos casos de úlceras no pé diabético podem ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida saudável

Úlceras no pé diabético é um diagnóstico que resume o conjunto de complicações nos pés e pode ter várias origens, mas geralmente advem de problemas circulatórios e vasculares. 80% dos casos podem ser prevenidos adotando um estilo de vida saudável, um número considerável, sobretudo pela quantidade de diabéticos no Brasil, o que faz com que o país ocupe a 4ª posição no ranking mundial desta enfermidade.

Fique por dentro de sintomas, ações preventivas e tratamento do pé diabético

Como cada indivíduo deve ser considerado individualmente, é preciso ter cuidado ao tratar o pé diabético. Confira abaixo:

Sintomas

os indícios de úlceras no pé diabético podem surgir a partir de sintomas como formigamento, queimação, dormência, pele fina e pés frios e pálidos. Sintomas como vermelhidão, edema, dor, hipersensibilidade e inflamação com pus podem indicar um pé infeccioso;

Ações preventivas

pequenos cuidados de higiene diários ajudam a prevenir a formação de ulcerações em pé diabético. Lavagem diária com água morna e sabonete neutro, hidratação dos pés, monitoramento da glicemia, manutenção do peso corporal, rotina diária de exercícios para as pernas e uma dieta balanceada fazem parte de um conjunto de ações que inibem a enfermidade;

Tratamento

úlceras no pé diabético devem ser tratadas por um especialista, que definirá a conduta de acordo com o tipo e a gravidade da lesão. O uso de antibióticos, pomadas, curativos e até mesmo a necessidade de cirurgia estão entre os procedimentos. Tudo depende da capacidade de cicatrização das feridas.

Outras dicas

Alguns fatores, aparentemente sem importância, podem potencializar problemas. Por isso, devem ser considerados como preventivos para evitar o tratamento de úlceras em pé diabético. São eles: o corte regular das unhas, a escolha de sapatos confortáveis, o aquecimento constante dos pés e a não retirada de calos e cutículas.

A Cepelli é um Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras e atua como referência em Florianópolis, desde 2013. Recebemos e tratamos pacientes com úlceras em pé diabético e, para isso, contamos com atendimento personalizado, infraestrutura e recursos adequados.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

Voltar