Tratamento de feridas

Tratamento de feridas em pacientes diabéticos

Publicado em 16 de fevereiro de 2021

Como cuidar e iniciar o tratamento de feridas em pacientes diabéticos?

Pessoas diabéticas têm mais dificuldade de cicatrização quando se ferem de alguma forma. Isso acontece porque o excesso de açúcar no sangue afeta a circulação e a capacidade do organismo de combater uma infecção. Dessa forma, um simples machucado, se não for tratado corretamente, pode se tornar algo muito mais sério e trazer grandes complicações ao paciente. Por isso, hoje falaremos da importância do tratamento de feridas em diabéticos!

Como funciona o tratamento de feridas em pessoas diabéticas?

Como já sabemos, o diabetes gera complicações vasculares e compromete a circulação sanguínea do paciente, o que prejudica o processo de cicatrização de qualquer ferimento, por mais simples que seja. Por isso, qualquer sinal de ferimento, é preciso correr para o médico para iniciar um tratamento de feridas adequado, a fim de evitar uma infecção mais grave. Veja abaixo como funciona esse tratamento:

Cuidados iniciais

O profissional de saúde determina a origem (isquêmica ou neuropática) da ferida e vê se ela está infeccionada. Depois, ele retira a hiperqueratose, que geralmente recobre estas feridas, limpa a região e a envolve em curativos que proporcionam uma barreira bacteriana.

Cuidados ao decorrer do tempo

É orientado que o paciente retire o apoio sobre a lesão e trate a infecção com o uso de antibióticos prescritos pelo médico. Além disso, o paciente precisará retornar semanalmente ao hospital ou à clínica para refazer o curativo e também mensalmente, para uma avaliação clínica da ferida e para continuar ou iniciar um novo tratamento sistêmico.

Cicatrização

Em alguns casos, o tratamento pode exigir a utilização da câmara hiperbárica, um aparelho que ajuda na cicatrização de feridas e é indicado especialmente para portadores de diabetes. O número das sessões varia de acordo com o grau de comprometimento da lesão e o uso da câmara reduz drasticamente as chances de necessidade de amputação, em casos mais graves.

Portanto, se você se feriu e é diabético ou ainda não sabe e está notando uma demora na cicatrização do local e um princípio de infecção, procure ajuda médica o mais rápido possível! A Cepelli atua em Florianópolis desde 2013, oferecendo todo suporte a pacientes no tratamento de feridas em pessoas diabéticas, escaras, queimaduras, cirurgias bariátricas e muito mais. Para isso, contamos com profissionais qualificados, estrutura preparada, recursos de saúde e atendimento personalizado para cada um que nos procura. Agende sua consulta hoje mesmo!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar