Queimaduras

Graus e complicações que as queimaduras podem causar

Publicado em 24 de janeiro de 2018

A classificação das queimaduras é feita de acordo com seu tamanho, dano à pele e extensão, que quanto maior mais grave

As queimaduras da pele não ocorrem somente com o calor excessivo. Existem queimaduras químicas, elétricas, por radiação, frio e fricção. Em todos os casos é preciso saber a extensão do ferimento e o grau da queimadura para avaliar as possíveis complicações e o tratamento adequado. As variações de graus são qualificadas levando em consideração a área da pele que foi acometida com o ferimento. Quanto maior, mais grave a queimadura é considerada.

Saiba mais abaixo sobre cada uma delas:

QUEIMADURAS DE 1° GRAU: nesse caso, as queimaduras atingem a camada mais superficial da pele, a epiderme. Normalmente deixam a pele vermelha, seca e sem bolhas. De maneira geral não deixam marcas e melhoram no período de três a seis dias;

QUEIMADURAS DE 2° GRAU: em situações assim, a derme é atingida, camada seguinte a epiderme. A pele fica vermelha porém com aparência de úmida e com bolhas, e por isso, o tratamento e a cura podem levar três semanas. Quando a queimadura é mais profunda, pegando toda a derme, existe o risco de destruição das terminações nervosas da pele;

QUEIMADURAS DE 3° GRAU: são as mais profundas, e por consequências, as mais graves. Sua extensão atinge os tecidos subcutâneos, ultrapassando a barreira da derme. Destróis os nervos e pode chegar nos músculos e ossos. Na maioria das vezes, o tratamento requer apoio cirúrgico e enxertos.

Para casos que envolvam lesões de 2º e 3º graus, é fundamental buscar auxílio médica para dimensionar a lesão e fazer uso do tratamento de queimaduras adequado para cada caso. Dependendo do tipo de queimadura, as variáveis podem ser muitas, uma vez que a pele desenvolve papel fundamental na proteção do corpo humano diante de germes do ambiente. Pode haver a infecção das feridas por bactérias, assim como a perda de líquidos dos tecidos queimados.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis desde 2013 como referência para receber o paciente queimado. Aliamos a mais alta tecnologia no campo da medicina ao atendimento humanizado buscando o melhor tratamento de queimaduras para os que nos procuram.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar