Hérnia inguinal e hidrocele

Hérnia inguinal e hidrocele

Publicado em 23 de novembro de 2015

A Hérnia inguinal e a hidrocele são doenças que tem em comum o mesmo defeito congênito

São as doenças mais comuns das criança e necessitam de tratamento cirúrgico, independente da idade.

hérnia” derivaria do vocábulo grego epivos que significa broto ou excrescência;

hernia“, antigo vocábulo latino significa rotura.

A hérnia inguinal e a hidrocele  é  o resultado da passagem do conteúdo intra-abdominal – alças intestinais e líquido peritoneal respectivamente – através de uma canal que se formou ainda  na vida intra-uterina durante a migração do testículo da cavidade abdominal para a bolsa escrotal. Quando ao final dessa descida testicular esse canal não se oblitera, não fecha espontaneamente, ocorre a passagem do conteúdo abdominal para o canal inguinal, podendo chegar até o escroto.

Portanto dependendo do conteúdo do canal inguinal  ( chamado Conduto Peritônio Vaginal – CPV )Nodemos ter 2 situações: a hérnia inguinal no caso da passagem de vísceras abdominais e a hidrocele quando ocorre somente a passagem de líquidos:

 

Hérnia inguinal

As manifestações clínicas da hérnia inguinal se caracterizam por dor súbita em região inguinal acompanhada de um aumento de volume que pode se estender desde a região inguinal até o escroto. Na hidrocele, diferentemente na hérnia, geralmente não se acompanha de episódios dolorosos, mas apenas de aumento intermitente do volume da bolsa escrotal nas hidrocele comunicantes ou um volume constante aumentado na bolsa escrotal nas hidrocele chamadas septadas.

 

Hérnia inguinal

Como apresentado acima , o tratamento da hérnia inguinale da hidrocele comunicante é cirúrgico, independe da idade. A cirurgia é realizada em regime ambulatorial, sob anestesia geral com um baixíssimo índice de complicações, sendo um dos procedimentos mais seguros realizado na criança.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar