cirurgia pediátrica

O que é cirurgia pediátrica? Tudo que você precisa saber sobre essa especialidade

Publicado em 3 de abril de 2019

Conheça procedimentos comuns da cirurgia pediátrica e como a medicina infantil funciona

A cirurgia pediátrica é um tipo de especialidade que trabalha apenas com crianças. Diferentemente das cirurgias praticadas em adultos, o cirurgião pediátrico precisa se adequar a um tipo diferente de trabalhar, pois lidará com crianças e adolescentes de uma forma extremamente diferente do que com adultos.

O médico precisa estudar muito e se aperfeiçoar para que possa se tornar um cirurgião pediátrico. São necessários, além da faculdade de medicina, fazer dois anos de residência em cirurgia geral e ainda mais três anos de residência em cirurgia pediátrica, para que possam enfim trabalhar com as crianças.

Apesar de pouco abordado, as cirurgias infantis costumam ser mais delicadas e perigosas, pois tratam-se de crianças que nem sempre estão 100 % prontas para passar por procedimentos cirúrgicos, além de possuírem estrutura física e mental diferente se comparados a um adulto.

Os cirurgiões infantis costumam operar crianças em procedimentos mais simples e comuns, como os casos das hérnias inguinais e umbilical, testículos fora da bolsa escrotal, fimose e hipospadia. Porém, alguns casos mais específicos, como problemas no coração, por exemplo, podem necessitar o auxílio de um médico especializado em cardiologia infantil também.

Para que todo o procedimento médico funcione corretamente, é muito comum ver médicos neonatologistas e pediatras trabalharem em conjunto com os cirurgiões pediátricos. Confira abaixo alguns campos que a cirurgia pediátrica atente:

Pré-natal: Durante a gestação, muitos exames são feitos na mãe e no bebê, para garantir a segurança de ambos. Porém, se qualquer problema for encontrado no feto, enquanto ele ainda estiver na barriga, o cirurgião pediátrico pode precisar trabalhar com a criança ainda no útero da mãe. Porém, em casos mais simples, é necessário esperar a criança nascer para que o cirurgião possa atuar.

Neonatal: O recém-nascido precisa de cuidados e tratamentos médicos por pelo menos até os 28 dias de idade. Em casos de bebês prematuros, o cuidado dobra e o cirurgião pediátrico poderá precisar atuar ainda mais cedo, devido a malformações congênitas e outros problemas considerados mais graves. Nessa fase, é muito comum que a criança precise ficar na UTI, para que possa ser observada 24 horas por dia.

Traumas: Alguns traumas graves podem prejudicar toda a vida da criança. Quedas, queimaduras e outros problemas precisam ser tratados com antecedência, para que o problema não se agrave ainda mais. Médicos cirurgiões pediatras precisam estar preparados para atender a diferentes traumas em crianças e adolescentes de qualquer idade.

Oncologia pediátrica: A oncologia pediátrica é necessária em casos de tumores, sejam eles benignos ou malignos. O médico cirurgião precisa fazer todo acompanhamento com a criança antes, durante e depois de qualquer cirurgia.

Urologia pediátrica: A cirurgia pediátrica pode ser necessária em crianças com malformações e doenças nos órgãos genitais e urinários. Nesses casos, algumas cirurgias precisam ser feitas, para que os problemas não se agravem.

Além dessas especialidades, a cirurgia pediátrica engloba diversos outros tipos de situações. Quando o assunto é criança, o cuidado deve ser dobrado e para qualquer procedimento cirúrgico ou medicamentos os pais devem ser avisados, para autorização.

Conheça todos os tratamentos que a Clínica Cepelli oferece. Nossos profissionais são altamente qualificados e estudados para cuidar dos mais variados tipos de infecções de pele, feridas e queimaduras, além de outros problemas que podem atrapalhar a saúde dos pacientes.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgias Pediátricas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar