Queimaduras infantis: O que fazer quando uma criança se queimar?
Respire fundo e leia a matéria toda para saber o que fazer quando houver queimaduras infantis!
Infelizmente, as queimaduras infantis estão cada vez mais comuns. As crianças já nascem querendo mexer em tudo e os pais podem acabar se distraindo por alguns segundos, tempo suficiente para acontecer um acidente. É claro que o desespero bate, mas precisamos manter a calma, para fazer os procedimentos de primeiros socorros e depois encaminhar a criança até o hospital, caso haja necessidade.
O que fazer após as queimaduras infantis?
Antes de mais nada, faça tudo para evitar acidentes de queimadura em casa! Mas, se mesmo assim não der certo, o mais importante aqui é manter a calma. Analise a situação e depois parta para a ação. As queimaduras têm diferentes graus de gravidade e, se forem leves, podem ser tratadas dentro de casa! Veja abaixo algumas dicas de primeiros socorros seguindo a gravidade da queimadura:
Queimadura de 1º grau
São aqueles tipos de queimaduras bem leves, onde só ocorre uma vermelhidão e irritação na pele. A criança pode chorar e ficar amuada após sofrer esse tipo de queimadura, mas não há necessidade de levá-la ao hospital. Uma boa compressa com água corrente fria – NÃO GELADA – e pomadinhas especiais para queimaduras leves é o suficiente.
Queimaduras de 2º grau
Aqui as queimaduras são mais graves, pois ocorre uma destruição maior da epiderme e derme. A dor é maior e podem aparecer bolhas sobre a pele. O ideal aqui é procurar ajuda médica e, como primeiros socorros, lavar a região com água fria e corrente e cobrir o local afetado com um pano úmido até chegar ao hospital.
Queimaduras de 3º grau
Esse é o pior nível de queimadura que há. Aqui, geralmente há destruição total de todas as camadas da pele e a dor geralmente fica pequena, pois a profundidade da queimadura é tanta que ela chega a danificar as terminações nervosas da pele. Dependendo da situação, as queimaduras de 3º grau podem ser fatais e causar grandes deformações.
Por isso, nunca coloque pomadas, receitas caseiras, como manteiga, café, pasta de dente, gelo e qualquer substância sem recomendação médica no local. Além disso, JAMAIS retire qualquer tecido grudado sobre a pele da pessoa queimada. Ou seja, o melhor a se fazer é levá-la o mais rápido possível até um hospital envolta em compressa fria, para resfriar o local.
Em casos de queimaduras mais graves, onde a pele é muito danificada e bolhas se formam, encaminhe o paciente imediatamente a um atendimento médico qualificado. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está apta a receber pacientes para atendimento e tratamento em Florianópolis e Santa Catarina.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras